Projeto "Descobrindo a Natureza"

6º ano

agosto/2012 

 

Docentes envolvidos:
Janete Zanuzzo (Geografia) jzanuzzo@csj.g12.br
Guilherme Martins Sonehara
(Ciências) gsonehara@csj.g12.br

Elisete Filomena Ferraresi dos Reis (Ciências) ereis@csj.g12.br
                                     

Coordenação:
Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br

 

JUSTIFICATIVA

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
                                                                                               Madre Teresa de Calcutá 

O meio natural representa um espaço onde a criança pode expressar seus movimentos com maior liberdade, tornando-se assim uma excelente oportunidade de conscientização ecológica por meio da orientação.

O presente projeto pretende desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente baseado em uma metodologia de Educação Ambiental, que propõe visitas orientadas ao meio natural objetivando uma vivência prática com ênfase nos assuntos trabalhados em sala de aula.

A escolha desse projeto justifica-se pela crescente necessidade de uma orientação mais ativa dos princípios da educação ambiental dentro e fora da escola, bem como a harmonia entre os seres vivos. É importante  fazer com que todos os seres humanos desenvolvam ações que valorizem a vida, e essas ações não começam com aquelas que merecem destaque nos meios de comunicação, mas com as ações do e no cotidiano.

Desenvolver o projeto no Sítio Hipona possibilita aos nossos educandos estabelecer, a partir da realidade local, uma conexão com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.

Além de possuir um bosque contendo espécies nativas da região noroeste, o Sítio Hipona possui também uma mata ciliar circundando o rio Ribeirão das Palmeiras, onde os educandos podem explorar diferentes ambientes e habitats, além de levantar os fatores abióticos (solo, água, ar, sol) e bióticos (seres vivos) presentes neles e as interações que se processam nesses ambientes.

     

Álbum de fotografias