7º ano
novembro/2012
Introdução e objetivos do projeto desenvolvido pelas disciplinas de Educação Física e Ciências:
A necessidade de movimentar-se pode vir acompanhada de diferentes propósitos e provocar inter-relações que facilitam a compreensão e contextualização da atividade física trabalhada. Por isso, o projeto interdisciplinar entre Educação Física e Ciências.
Através da atividade extraclasse, a caminhada no sítio Hipona, os alunos puderam perceber as modificações e adaptações físicas, transportar o conhecimento teórico para sua realidade, aproveitando também, os momentos de socialização e de conscientização da importância de um bom preparo físico, no caso a resistência pulmonar e muscular, para a realização de tarefas do seu cotidiano e de atividades relacionadas às suas necessidades de estudos e trabalhos.
Desenvolvimento dos trabalhos de Educação Física
Os alunos realizaram pesquisa sobre atividades aeróbias, suas características e seus benefícios. Focando a importância da caminhada visando a promoção de saúde, a orientação dada foi a respeito da intensidade e frequência da caminhada – através da aferição da Frequência Cardíaca (FC), avaliar a intensidade adequada para o fim desejado, no caso o trabalho dentro de uma zona de segurança (zona alvo).
Na prática, fizeram a aferição dos batimentos cárdicos por minuto (bpm) utilizando o método manual:
1-
Aferição da FC em repouso.
2-
Aferição da FC em atividade.
3-
Aferição da FC de recuperação.
4-
Cálculo da FC Max. = 220 – a idade. Como indicador de até onde o organismo
pode chegar durante as atividades aeróbias foi utilizado o ritmo dos batimentos
cardíacos entre 65% e 80% da FC Máx objetivando a melhora do rendimento
cardiovascular.
5
– Realização de um teste prático no ambiente natural com tempo determinado:
após o término, os alunos verificaram os dados sobre a FC em atividade e
de recuperação e com esses dados, puderam analisar o nível de condicionamento
através da FC alvo, refletindo sobre os diferentes resultados - a intensidade
e os percursos alcançados pelos colegas.
Cientista Mirim, classificando os seres vivos do Sítio Hipona
Introdução e objetivo - Ciências
A classificação dos seres vivos teve início no século IV a.C. feita pelo grego Aristóteles (classificava as plantas em árvores, arbustos e ervas, e os animais em “com sangue” e “sem sangue”).
Sempre que classificamos os organismos, buscamos determinar alguns critérios, sejam eles relacionados à aparência (tamanho, cor, textura), ao habitat, semelhanças embriológicas, bioquímicas e até genéticas.
O objetivo deste trabalho é promover um maior conhecimento sobre técnicas científicas de classificação dos seres vivos, colocando o aluno como um “cientista mirim” para que, num contato direto com o ambiente natural, possa entender que uma das formas de atuação de um pesquisador pode se dar também fora de um laboratório.
De maneira paralela, durante o desenvolvimento da atividade de classificação, os alunos irão realizar testes práticos de capacidade de resistência pulmonar e aeróbica.
Resultados
Dentro da atividade proposta, os alunos demonstraram grande empenho na busca pelos variados tipos de organismos. Verificaram, ainda, a relação entre o ambiente e o tipo de seres vivos encontrados (em locais sombreados, com incidência da luz solar, próximo ao leito de um rio, etc). E, a partir das fotos e das discussões no local, puderam classificar os seres fotografados (em situações de maior dificuldade na classificação, o livro de ciências e também a consulta na internet permitiram aos alunos a correta identificação dos mesmos).
Professores envolvidos
Prof. Guilherme Martins Sonehara (Ciências)
gsonehara@csj.g12.br
Profa. Darcília Aparecida
Falco (Ed. Física)
dfalco@csj.g12.br
Prof. Marcos Antônio
F.de Jesus (Ed. Física)
mjesus@csj.g12.br