Releitura de obras de arte

6º ano

outubro/2012  

A releitura de obras de Arte é uma técnica muito usada na educação escolar que depende de uma boa compreensão da obra, do conhecimento prévio sobre o artista, de suas técnicas, da época em que viveu, dos artistas que conviveu e de qualquer fato significativo que tenha influenciado sua vida.

Assim como existem diversas interpretações de uma obra, existem diversas possibilidades de releitura como desenho, escultura, fotografia e colagem.

Os alunos do 6º ano fizeram a releitura de algumas obras de Portinari com a oportuna visita ao acervo sacro do artista na cidade de Batatais.

                                                                                      

Releitura das obras de Portinari

Cândido Portinari foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Pintou quase cinco mil obras, entre pequenos esboços a grandes murais.

Os alunos do 6º ano tomaram conhecimento de fatos  e curiosidades de sua vida, bem como de suas obras.

Partindo desse conhecimento e compreensão no processo de leitura de suas obras, foram propostas atividades de  releituras de algumas delas, como: “Lavrador de café”, “Cangaceiro”, “Meninos com carneiro”, “Índia carajá”, “Retirantes”, “Meninos brincando”.

Cada aluno encontrou um modo próprio de ver e interpretar a obra escolhida de uma maneira criativa e divertida, sem perder as características do trabalho original do artista. 

Profa. Maria Marcelina Barbosa de Moraes
mmoraes@csj.g12.br