“Reconhecimento do Passado Regional”

Ferramenta para a construção do conhecimento

6º ano

junho/2011

Clique nos links abaixo para ver as fotos 

As possibilidades de aprendizado e divertimento em excursões culturais são inúmeras e tornaram-se, hoje, parte integrante das atividades interdisciplinares inseridas no Projeto Educativo da escola.

Em contato com outros ambientes e expostos a novas situações, os alunos têm a possibilidade de exercitar a observação, o questionamento e realizar o posterior relato daquilo que viram e ouviram durante uma visita. Hoje, o conceito de sala de aula é mais amplo entendido como um todo, dentro e fora dela.

Os recursos e a riqueza de novas informações proporcionadas por uma viagem educativa são cabíveis em todas as áreas do conhecimento e em todas as faixas etárias.

Em especial a excursão “Reconhecimento do Passado” que contempla Bebedouro (Museu do Automóvel), Monte Alto (Museu de Paleontologia), Brodowski e Batatais (casa e obras de Cândido Portinari) reúne informações artísticas, históricas e científicas que poderão tornar o aprendizado vivo e constante, além de valorizar o potencial da nossa região.

Na realidade, a visita começa em sala de aula com a pesquisa sobre os lugares que serão visitados e com a abordagem dos professores. 

Museu Eduardo Andréa Matarazzo – mais conhecido como Museu do Automóvel, está situado na cidade de Bebedouro, fundada em 1884 e localizada na região norte do Estado de São Paulo. O acervo possui mais de 200 peças entre automóveis, aviões, locomotivas, tanque de guerra e armas antigas, da coleção particular de Eduardo Matarazzo, um dos precursores do antigomobilismo no Brasil, hoje pertencente aos seus herdeiros e aberto à visitação.
Importante peça do museu é o avião que trouxe a Seleção Brasileira, bicampeã na Copa do Mundo de 1958, de volta da Suécia.

Igreja do Bom Jesus da cana verde localizada na Estância Turística de Batatais, cidade ao norte do estado de São Paulo, a matriz de estilo neo-clássico, com construção iniciada em 1928 e terminada em 1953,  possui 48 vitrais de autoria de artista italiano e abriga pinturas de Portinari (21 telas) sendo do altar mor considerada uma da grandes obras do pintor. A cidade também é conhecida pelos belos jardins, caracterizados pela escultura floral de figuras, chamada Topiaria.

Museu Casa de Portinari - foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970, na antiga residência do pintor em sua terra natal Brodowski, cidade  pequena localizada ao norte de São Paulo. Trata-se de um museu de pequeno porte, com duas vertentes básicas: Artística e Biográfica. Na parte biográfica do museu a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida.
O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera. 

Museu de Paleontologia de Monte AltoMonte Alto, pequena cidade situada ao norte de São Paulo possui uma riqueza que remonta milhões de anos: os fósseis de dinossauros que habitaram nosso planeta durante quase 200 milhões de anos. A cidade está toda localizada sobre rochas sedimentares do período Cretáceo (foi exatamente no final desse período que ocorreu o desaparecimento dos grandes répteis) e em todos os afloramentos encontrados existem restos fósseis. Mediante esse fato foi fundado o museu, despertando grande interesse na comunidade científica. Além das salas onde estão expostos ossos de animais de diversas espécies, o museu conta ainda com laboratório para preparação dos fósseis e anfiteatro para palestras. Atualmente é um dos mais completos do país.
Faz parte desse complexo científico, o projeto arqueológico Turvo, cujas pesquisas no bairro rural Água Limpa (Monte Alto) evidenciaram o modo de vida de populações extintas e sem escrita (aldeia pré-histórica com cabanas circulares), que viveram no Vale Turvo. A exposição mostra ainda dessa aldeia pré-histórica, peças de cerâmicas, pedras lascadas e outros utensílios que comprovam que esses habitantes eram índios em processo de sedentarização. 

Santuário Nossa Senhora da Conceição Montesina: A fundação do povoado e a devoção datam de 1848. O sino de bronze foi doação de D.Pedro II e contém o Brasão de Armas do Império (Monarquia). O lugar era conhecido como “Capelinha” ou “Patrimônio” e posteriormente passou a chamar-se “Montesina”. A capela resistiu a dois incêndios, mas a imagem de Nossa Senhora foi preservada. Em 1893 foi elevada a Santuário, sendo um dos maiores do Brasil. Fica localizada próximo a Monte Alto e seu dia de  devoção é 8 de setembro. 

Professores:
Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)
Luís Gustavo da Conceição Galego (lgalego@csj.g12.br)
Maria Marcelina Barbosa de Moraes (mmoraes@csj.g12.br)
Marcos Antônio F.de Jesus (mjesus@csj.g12.br)
Vera L.Girardi Racanicchi (vracanicchi@csj.g12.br)