SNACK – Studying for fun
8º ano
novembro/2011
JUSTIFICATIVAS
É sabida a importância do estudo de Língua Inglesa devido sua representatividade mundial, nos quesitos acadêmicos, profissionais e relações sociais. Esse aprendizado torna-se mais eficaz e natural quando os aprendentes são expostos às situações de interações reais de uso da língua estrangeira, somados a materiais autênticos para a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.
Segundo BROWN (2001) quanto mais a criança está exposta ao vocabulário e estrutura maior será a retenção no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sobre o aprendizado de língua estrangeira, relata:
O desenvolvimento da habilidade de entender/dizer
o que outras pessoas, em outros países, diriam em determinadas situações
leva, portanto, à compreensão tanto das culturas estrangeiras quanto da
cultura materna. Essa compreensão intercultural promove ainda, a aceitação
das diferenças nas maneiras de expressão e de comportamento. (disponível
em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf)
Para atingirmos tal objetivo, foi desenvolvida uma atividade extraclasse que reuniu os conceitos e princípios para o aprendizado significativo possibilitando o conhecimento mais sólido.
OBJETIVOS
Propiciar uma atividade extraclasse com situação real de aprendizado, sendo este um lanche realizado no Espaço Livre do Colégio.
· Interação entre amigos.
· Prática de vocabulário e estruturas gramaticais aprendidas.
· Desenvolver habilidade oral (speaking)
METODOLOGIA
· Primeira abordagem em sala de aula sobre os objetivos da atividade.
· Divisão entre alunos sobre o que cada um levar.
· Determinação das regras, sendo elas, a necessidade de falar em inglês para poder se servir. Ênfase do erro como aprendizagem.
· Tomar um lanche juntos no Espaço Livre.
· Feedback dos alunos.
BIBLIOGRAFIA
BROWN, H. Douglas, Teaching by principles: and interactive approach to language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.
Disponível em 17 de outubro de 2011: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf
Profª
Carla Sempionato Carrer
ccarrer@csj.g12.br
Coordenação:
Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br