Viagem Educativa – São Paulo

7º ano

27 a 29 de maio de 2011
03 a 05 de junho de 2011

Clique nos links abaixo para ver as fotos

 

          As viagens educativas fazem parte do Colégio São José porque acreditamos nessa maneira dinâmica de ensinar. O conhecimento adquirido dessa forma instiga a exploração do cotidiano, levando o aluno a fazer relações e a interpretar os sinais do mundo. 

São Paulo
Visitar a cidade de São Paulo é sempre descobrir o que faz uma cidade ser tão diversificada e tão autêntica: a moda, a cultura, as descobertas científicas, a gastronomia diversificada, a boa música, a preservação histórica, enfim, um caldo de cultura em que gente do mundo todo se encontra e produz. 

Museu Paulista (Museu do Ipiranga) criado em 1895, é o primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil. Seu acervo com cerca de 100 mil peças é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram  à  personalidades da história brasileira como os bandeirantes e imperadores.

Museu do Futebolé um museu temático dedicado ao esporte nacional, não ligado a nenhum clube ou torcida. Foi inaugurado em 2008, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio do Pacaembu, numa área de 6,9 mil metros quadrados, incluindo bar-café e auditório. A visita começa e termina num percurso sequencial que perpassa a história do futebol brasileiro nos séculos XX e XXI.

Aquário de São Paulo - inaugurado em 2006, é o maior aquário temático ( água salgada e água doce) da América Latina e o maior oceanário com 1 milhão de litros de água salgada. Está situado no Bairro do Ipiranga.
São aproximadamente 3.000 animais em exposição, entre tubarões de mar aberto, moréias gigantes e outras preciosidades da fauna marinha que nadam em uma cabine subaquática com enormes vitrines, dando a sensação de fundo de mar.

Butantan - Instituto fundado em 23/02/1901 por Vital Brazil, em decorrência de uma epidemia de peste bubônica, a  história do Instituto Butantan  confunde-se com a história da modernização do estado de São Paulo, principalmente por ser um centro de pesquisas biológicas respeitado no mundo todo. Visitantes podem usufruir do parque totalmente restaurado e remodelado, com serpentário e Museu da Rua onde é contada a história do instituto na produção de soros e vacinas.

Pinacoteca de São Paulo -  é o mais antigo museu de artes plásticas do Estado de São Paulo, foi inaugurada em 1905 em um momento que  inexistiam salões públicos para exibição de obras de arte na cidade. O prédio projetado por Ramos de Azevedo e Domiciano Rossi, seu principal colaborador, tem estilo monumental em forte consonância com os princípios do neo-renascentismo italiano.
Possui um acervo variado de arte brasileira de todos os tempos, mas com significativa coleção de artistas nacionais do século XIX.
Integrado à Pinacoteca está o Parque da Luz, que funciona como um museu de esculturas ao ar livre.

Museu da Língua Portuguesa - inaugurado em 21 de março de 2006, contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por profissionais qualificados - sociólogos, museólogos, linguistas e artistas -  com objetivo de celebrar, valorizar e difundir a Língua Portuguesa (patrimônio imaterial), informando suas origens, as influências sofridas e como elemento fundamental na formação da nossa cultura. Localizado na Estação da Luz, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. 

Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes
ggomes@csj.g12.br

Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jzanuzzo@csj.g12.br

Prof. Luís Gustavo da Conceição Galego
lgalego@csj.g12.br