Projeto Hidrovia Tietê-Paraná

Nova Avanhandava (Buritama)

8º ano

outubro/2011

Disciplinas envolvidas: Geografia e Ciências

Ciências

Vera Regina de Oliveira (voliveira@csj.g12.br)


Geografia
Débora Torres Megiane Carvalho (mcarvalho@csj.g12.br)
Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)

Coordenação
Mara Cristina B. da S.Freitas (mfreitas@csj.g12.br)

 

          Sabemos que todo processo de ensino e de aprendizagem pode e deve ser auxiliado com atividades complementares (trabalho de campo, dinâmicas, entre outras)

          Utilizando o rio como importante instrumento para o aprendizado, a viagem à Hidrovia Tietê-Paraná: Nova Avanhandava (Buritama) proporciona aos nossos alunos lazer e estudo ao mesmo tempo, enfocando de maneira dinâmica e presencial os seguintes temas: hidrologia, geografia, geração de energia, transportes, matas ciliares, fauna, flora, entre outros.

          O principal foco é conhecer o complexo de barragens do rio Tietê que é composto por 6 barragens e 8 eclusas, sendo que a sequência delas são: Barra Bonita (primeira em funcionamento da América do Sul(1973); só não é a primeira da América Latina devido ao Canal do Panamá (primeira barragem no sentido em que o rio corre, estudado pelos alunos do 8º ano), Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava (2 eclusas e desnível total máximo de 34,60 m) e Três Irmãos (2 eclusas e desnível total máximo de 49,8 m).

          A construção da usina de Nova Avanhandava teve início em 1979 e término em 1985, entrando em operação  a eclusa em 1991. (http://www.aestiete.com.br/usinas/Paginas/novaavanhandava.aspx)

          O Barco Odisseia realiza um passeio pelas águas do Rio Tietê, em um ambiente alegre, com música, brincadeiras, danças para adultos e crianças. O barco faz a eclusagem do lago da usina para o rio em um desnível de 32 m, com elevadores movidos com a própria água do lago da usina hidrelétrica de Nova Avanhandava.

          Hoje ela é a atração turística mais divulgada e conhecida na cidade, além de ter um importante valor econômico por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná.