Projeto: Boneco Globalizado

8º ano

maio/2011 

Disciplina envolvida: Geografia

Profª. Débora Torres Megiane Carvalho (mcarvalho@csj.g12.br)
Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)

Coordenação:
Mara Cristina B. da S.Freitas (mfreitas@csj.g12.br)

JUSTIFICATIVA

A evolução das práticas de consumo nas sociedades foi determinada por fatos e processos que provocaram mudanças através dos tempos, por isso consideramos a globalização um dos principais acontecimentos históricos que contribuíram para a construção do que é entendido como consumo moderno, abrangendo múltiplas esferas; dentre elas: cultural, comercial, produtiva, tecnológica e financeira.

Segundo o geógrafo Milton Santos o consumismo e a competitividade “levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão” (SANTOS p.49).

Sabendo que a juventude marca presença expressiva nesse mercado, seja no papel de compradores diretos ou influenciando as decisões de compras dos adultos e, por já constituírem um importante segmento do mercado consumidor, os jovens são o público--alvo de boa parte das ações de publicidade. É uma parcela da população que, nos últimos anos, tem aumentado significativamente o peso relativo de suas compras, movimentando bilhões de dólares e tornando-se importante fonte de negócios. Além das roupas e calçados de marcas globais, os carros esportivos, aparelhos de som, telefones celulares, DVDs, lap tops, etc, fazem parte dos sonhos de consumo de muitos jovens. E, para o mundo dos negócios, os jovens valem não só pelo que podem realizar agora, uma vez que nessa fase consolidam comportamentos de consumo que vão manter por toda a vida.

Considerando que os símbolos e as marcas se consomem rapidamente, mas a vida permanece e em seguida novos símbolos são erguidos e consumidos, perguntamos: Como vencer este eterno ciclo?

Acreditando na superação baseada na solidariedade, no inconformismo e no não fundamentalismo do consumo, foi proposto aos alunos dos 8º anos uma reflexão pautada no poema de Carlos Drumonnd de Andrade-“Eu, etiqueta” e, mesmo sob a influência de uma mídia capaz de construir ou impulsionar estilos de vida, hábitos e costumes, procuramos despertar no comportamento dos nossos alunos uma busca do protagonismo e da afirmação de sua personalidade, aliado a uma consciência ecológica, ligada à preservação da vida e das condições de coexistência da humanidade e a natureza.

 


Álbum de fotografias