Biodiversidade em Rio Preto

7º ano

novembro/2011

 

 

Docentes envolvidos (Ciências):

Luís Gustavo Galego lgalego@csj.g12.br

Vera Regina de Oliveira (Branca) voliveira@csj.g12.br

 

Coordenação e Idealização do Projeto:

Mara Cristina B. da S. Freitas mfreitas@csj.g12.br

Neste projeto, áreas nas quais existem diversos organismos em São José do Rio Preto foram visitadas para que os alunos do 7º ano coletassem materiais, imagens e informações, que serão utilizados na elaboração de uma produção em mídia (filme, videoclipe, telejornal, etc.). Os alunos ainda correlacionaram as informações coletadas com os estudos curriculares e com a leitura do livro “A fascinante Aventura da Vida”.

Os locais visitados foram:

a)   IBILCE (01/11/2011)

A única Universidade Pública da região de São José do Rio Preto, especialmente o Biotério, onde são mantidos vivos animais de estudo, tais como ofídios, roedores, anfíbios e artrópodes, o Viveiro de Plantas, no qual vários representantes do Reino Vegetal são mantidos para estudos fisiológicos, e o Museu de Zoologia, que conta com inúmeros animais taxidermizados.

b)   Zoológico Municipal (03/11/2011)

O caminho até a área do Zoológico é feito por dentro de um bosque de mata nativa, onde os alunos puderam complementar seu conhecimento da sala de aula. A principal atração do Zôo é a fauna variada, com animais de diversas regiões do Brasil e do Mundo.

c)   Parque Ecológico “Danilo de Santos Miranda” (04/11/2011)

Área de lazer em São José do Rio Preto, bastante frequentada por alunos da rede pública e privada da cidade e região, o Parque Ecológico conta com inúmeros brinquedos, além de trilha para caminhada com 750 metros, área verde (gramada) com 24.293m², mais de 100 espécies de plantas e 408 árvores plantadas.

d)   Represa Municipal (07/11/2011)

A Represa Municipal de São José do Rio Preto, construída em 1956, está situada na região central da cidade, com origem na barragem do rio Preto para abastecimento de água para cerca de 35% da população. A área total da represa é de 5Km2, com profundidade de 2,5m e 4 km de comprimento. Ela é dividida em três lagos, localizados pelas construções que os margeiam: Lago 1, Swift e Teatro Arena; Lago 2, Quiosques e parques; e Lago 3, Condomínios Damha 1 e 2. Apresenta rica fauna, com capivaras e garças, quero-queros, e inúmeras aves. Na Represa, foram observados os seguintes impactos ambientais: assoreamento, poluição das águas e represamento.

 

Depoimentos e imagens

“O bosque nos dá a oportunidade de estudar os animais de uma forma prática, por meio da observação in loco em um ambiente fora da sala de aula, um ambiente bonito e descontraído, onde se tem momento de aprender, em contato com a Natureza” – Bruno (7ºB)

“O canto de acasalamento dos pavões é exótico, mas suas penas coloridas são incríveis” - Ana Beatriz (7ºB)

“Achei interessante que animais mutilados foram cuidados e adaptados à vida no zoológico” - Scarlet (7ºB)

“A minha parte preferida foram os répteis e os mamíferos” - Matheus Ávila (7ºB)

“Percebi a importância da preservação dos animais” - Larissa (7ºB)

“Gostei muito da visita ao zoológico, obrigada!” - Bianca (7ºB)

“Ver tartarugas desovando e enterrando seus ovos foi a grande novidade para os alunos” - Stephanie (7ºB)

“Nós observamos como é o dia-a-dia dos animais num zoológico, seus hábitos, comportamentos, alimentação e até o acasalamento” - Felipe (7ºB)
  

NOTÍCIAS EM FOCO (Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça)

  

Álbuns de fotografias