Arte e Desenho Geométrico

9º ano

maio/2011

Arte  Concreta e  Mandalas

Vimos que os artistas usam, além da observação da natureza, o seu intelecto e imaginação. As formas geométricas são conhecidas desde a Antiguidade e muitos objetos são feitos a partir delas, porque  estão na base de pinturas, esculturas, elementos decorativos, sem falar na arquitetura.  A estética dos objetos, produzidos em massa pela industrialização, influenciou bastante as artes no século XX. No Brasil,  na década de 1950, a arte construtiva ou concreta ganhou espaço - foi o Movimento Concretista Brasileiro.

A arte concreta (desenho e escultura) geometrizada propunha a concretude das linhas e dos planos, no lugar das ilusões representativas que  a arte figurativa trazia. Tendo como pano de fundo essa época,  elaboramos um trabalho baseado na obra de Hércules Barsotti – Proposição formativa II. As cores e os tons foram de livre escolha para cada aluno, apenas a mediação foi realizada para se atingir os objetivos. O que alcançamos foi uma explosão de tons que  pode ser verificada através das fotos anexas.

Mandalas

No Desenho Geométrico, um dos conceitos abordados é  “A circunferência, sua divisão em infinitas partes e todas as possibilidades de traçado que daí vêm” Juntando circunferência, história da arte e criatividade, chegamos até as mandalas .

Uma mandala favorece a concentração, e quando transformada em vitrais(período gótico), leva o peregrino à meditação e à ligação dele com Deus, em oração.

Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br