Doar órgãos e sangue são atos de amor e solidariedade

8º ano

maio/2009

 

“Um dia, um doutor determinará que meu cérebro deixou de funcionar e que basicamente minha vida cessou. Quando isso acontecer, não tentem introduzir vida artificial por meio de uma máquina. Ao invés disso, deem minha visão ao homem que nunca viu o sol nascer, o rosto de um bebê ou o amor nos olhos de uma mulher. Deem meu coração a uma pessoa cujo coração só causou intermináveis dores. Deem meus rins a uma pessoa que depende de uma máquina para existir, semana a semana. Peguem meu sangue, meus ossos, cada músculo e nervos de meu corpo e encontrem um meio de fazer uma criança aleijada andar. Peguem minhas células, se necessário, e usem de alguma maneira que um dia um garoto mudo seja capaz de gritar quando seu time marcar um gol, e uma menina surda possa ouvir a chuva batendo na sua janela. Queimem o que sobrou de mim e espalhem as cinzas para o vento ajudar as folhas nascerem. Se realmente quiserem enterrar alguma coisa, que sejam minhas falhas, minhas fraquezas e todos os preconceitos contra meus semelhantes. Deem meus pecados ao diabo e minha alma a Deus. Se quiserem lembrar de mim, façam-no com um ato bondoso ou dirijam uma palavra delicada a alguém que precise de vocês. Se vocês fizerem tudo o que estou pedindo, viverei para sempre." Autor desconhecido

 

Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgate-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. No Brasil, atingimos a marca de aproximadamente 70.000 pessoas (2007) aguardando por um transplante. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente com morte encefálica comprovada autorizar a doação. Um gesto que pode transformar a dor da morte em continuidade da vida.

 

O que podemos doar?

Um único doador pode beneficiar até 25 pessoas! Ou melhor, 25 vidas! No entanto, os transplantes mais comuns são assim classificados: Órgãos: coração, fígado, rim, pâncreas, pâncreas/rim, pulmão, intestino e estômago. Tecidos: sangue, córnea, pele, medula óssea, dura máter, crista ilíaca, fáscia lata, patela, costelas, ossos longos, cabeça do fêmur, ossos do ouvido, safena, válvulas cardíacas.

 

Damos abaixo uma lista de órgãos e tecidos que são utilizados para transplantes:

·  Córneas (retiradas do doador até 6 horas dpc e mantidas fora do corpo por até 7 dias);

·  Coração (retirado do doador apc e mantido fora do corpo por no máximo 6 horas);

·  Pulmão (retirados do doador apc e mantidos fora do corpo por no máximo 6 horas);

·  Rins (retirados do doador até 30 minutos dpc e mantidos fora do corpo até 48 horas);

·  Fígado (retirado do doador apc e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);

·  Pâncreas (retirado do doador apc e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);

·  Ossos (retirados do doador até 6 horas dpc e mantidos fora do corpo por até 5 anos).

·  Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);

·  Pele;

·  Valvas Cardíacas.

*dpc - depois da parada cardíaca apc - antes da parada cardíaca

 

Além da doação e captação de órgãos é preciso também conscientizar a população da necessidade de doar sangue; se cada pessoa habilitada fizer uma doação por ano, o problema da falta de sangue nos hospitais e bancos de sangue (hemocentros) poderá ser resolvido.

Dia 6 de maio – alunos dos 8os anos tiveram palestra sobre os temas doação de sangue e captação de órgãos, ministrada por Andresa Lopes dos Santos de Lima (Assistente Social - Hemocentro) e Marcos Morais (Enfermeiro - Hospital de Base - HB-Famerp).

 

Profª. Vera Regina de Oliveira (Branca)

voliveira@csj.g12.br

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)