Cinema na sala de aula

6º e 7º anos

novembro/2009

 

 

Disciplina: História

Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes (ggomes@csj.g12.br)

Coordenação: Mara Cristina B. da S. Freitas (mfreitas@csj.g12.br)

 

6º ano

Estudando e questionando os conteúdos sobre Roma antiga, os alunos assistiram na sala de aula, três filmes considerados clássicos sobre o tema:

- Ben-Hur

- Espártacus

- Gladiador

Durante a exibição dos filmes, debatemos e analisamos as imagens (fotografias), detalhes da arquitetura, figurino e aspectos diversos do Império mais interpretado de todos os tempos: o romano.

Resumos

Ben-Hur -  é um filme estadunidense de 1959, do gênero drama épico bíblico, dirigido por Willian Wyler, baseado no romance escrito por Lew Wallace, publicado em 12 de novembro de 1880. Esteve entre os Best-sellers da época.

Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur, um rico mercador judeu. Mas com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Bur a viver como escravo, mesmo sabendo da inocência do amigo.

O filme foi indicado a 12 categorias para o Oscar e venceu 11 delas.

Espártacus -  também um épico estadunidense de 1960, do gênero drama histórico, dirigido por Stanley Kubrick. Relata a história de um escravo romano chamado Espártaco. Um homem que nasceu escravo labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim de escravidão. 

Tornando-se líder de uma revolta de escravos que atinge metade da Itália, o exército de escravos, luta dois anos contra as legiões romanas até serem totalmente derrotados e seu líder executado!

Foi vencedor de 6 estatuetas.

Gladiador-  EUA, 2000, direção de Ridley Scott.

A história se passa em 180 d.C e conta sobre a trajetória do general romano Máximus Decimus Meridius que é escolhido por Marcus Aurelius (imperador) para assumir o poder. A trama começa a ficar espetacular quando Commudus, filho de Marcus mata o próprio pai e manda executar Máximus. O filme lida com a luta de poder entre o senado e o governo e seu enredo é fabuloso.

O filme teve 12 indicações ao Oscar e levou 5 estatuetas.

  

7ºano

Imagens e representações de fome e de outras mazelas da sociedade brasileira no cinema nacional não são, de fato, novidades para nós. Desde Vidas Secas ( 1963), ou até antes, nos deparamos a com a miséria e violência nos filmes produzidos por cineastas brasileiros.

A utilização de tal estética como forma de expressão singular e autêntica do brasileiro e dos povos da América Latina iniciou-se com Glauber Rocha.

É importante destacar que o objetivo aqui é valorizar o cinema nacional e fazer uma leitura crítica da sociedade brasileira contemporânea, averiguando seus problemas que surgem no Brasil colonial.

Resumos

Desmundo- é um filme brasileiro de 2003, dirigido por Alain Fresnot, o roteiro adaptação do livro Desmundo de Ana Miranda.

Ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos cristãos. Essas órfãs não são convidadas a viajar, nem questionadas, são obrigadas a ir, sem o direito de escolha.

Quanto Vale ou é Por Quilo?- filme brasileiro de 2005, dirigido por Sérgio Bianchi.  Está dividido em várias histórias e tem uma narrativa entrecortada, no entanto faz uma costura entre os recortes temporais de duas épocas aparentemente distintas. É traçado um paralelo entre o modelo escravagista da época do Brasil império com o atual modelo neoliberal fazendo uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, com a repetição de alguns atores em situações também análogas. As histórias principais são cortadas por pequenos relatos ambientados no período da escravidão. Algumas das cenas revelam as mazelas e contradições de um país em crise de valores. A realidade é retratada de forma fiel e crua, revelando como são tantas as disparidades. O filme é chocante ao ponto de até nos causar agonia, assim como também nos dá uma sensação de constrangimento de vivermos cotidianamente próximo a esses fatos existentes e tão reais. O filme é transcendental pela forma que conscientiza de quantas e quantas vezes nossas mentes e consciências estão anestesiadas e ainda acreditam e vêem um mundo mágico recheado de slogans em prol da solidariedade e da responsabilidade social. O filme é também atraente por desnudar de forma surpreende ao espectador as desigualdades, os direitos e o capitalismo atual e ao mesmo tempo causar efeito pelas provocações que faz a sociedade.

Disponível em http://www.pt.wikipedia.org, Acesso em: 14 de nov. de 2009.

 

 

Assista aos comentários dos alunos

 

Vídeo 1 Vídeo 2
Vídeo 3 Vídeo 4
Vídeo 5 Vídeo 6
Vídeo 7 Vídeo 8
Vídeo 9 Vídeo 10

 

 

Veja as fotos

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)