Curso sobre navegação com bússola e sobrevivência na mata

7º e 8º anos

outubro-novembro/2008

 

Aulas teóricas: 07, 09 e 24 de outubro (Colégio São José)
Práticas:
25 de outubro e
08 de novembro – Fazenda Fartura (Adolfo)

Se existe um tema que desperta interesse nos alunos é o tema relacionado ao desconhecido e imprevisível. Há tempos que comentamos sobre a necessidade de conhecimento botânico e biológico para saber lidar com situações como perder-se em matas ou sofrer algum acidente e ficar sem  comunicação com as cidades.

Os profissionais que orientam comissários de bordo para esses eventuais acontecimentos, Antonio Marcos Zequini e William Mileta, também prepararam os alunos do Colégio São José para essa missão de reconhecimento, obtenção de alimento e água, construção de armadilhas e de abrigos e orientação por bússola magnética, em uma mata de 80 alqueires, no município de Adolfo.

 Os alunos receberam, ainda, instruções sobre o controle de pequenas hemorragias, imobilização de fraturas e construção de maca para o transporte de feridos com uso de recursos disponíveis.

Na volta ao ponto de embarque, recolheram o lixo deixado às margens do manancial, como forma de conscientização ambiental e ecológica.  

Realmente foi uma atividade que uniu o conhecimento científico ao cotidiano em situações de risco, que achamos muito distante de nós, mas para as quais devemos estar preparados.

 

25 de outubro - 7º ano

Acompanharam os alunos os professores: Luis Gustavo (Ciências), Darcília (Ed. Física), Marcos (Ed. Física), Janete (Geografia) e Nilza (Inglês).

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

08 de novembro - 8º ano

Acompanharam os alunos os professores: Marcos (Ed. Física), Darcília (Ed. Física) e Débora (Geografia).

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)