Excursão Pedagógica Cultural São Paulo - Campinas

8º ano

setembro/2008

 

O presente mostra o passado, unindo o novo e o antigo, interligando de algum modo a História, Arte, Teatro, Ciência e Tecnologia.

 

São Paulo:

Visitar a cidade de São Paulo através do Tour Panorâmico é sempre descobrir o que faz uma cidade ser tão diversificada e tão autêntica: ditar moda, emanar cultura, acelerar descobertas científicas, ser a capital da gastronomia, desenvolver a boa música, preservar a história, enfim, um caldo de cultura em que gente do mundo todo se encontra e produz. 

Memorial do Imigrante, a atual feição sócio cultural do Estado de São Paulo é decorrência direta do  processo imigratório intensificado a  partir de 1880, prolongando-se até a década de 1960. Nesse período, imigrantes de mais de 70 nacionalidades estabeleceram-se, transformando o Estado e, sobretudo, a cidade de São Paulo em um dos maiores centros cosmopolitas do mundo. Com amplo e variado acervo de documentos, objetos e fotografias, o Memorial do Imigrante se dedica ao resgate, à preservação e a divulgação desse aspecto da nossa história.

Estação Ciência – Um centro de ciências interativo da USP, onde o aluno participa de temas e atividades (O Corpo Humano, Planetário, Terremoto, Tsunami, Ilusão de ótica, Matemática...), valorizando a criatividade,a atitude científica e a inovação.

Teatro Abril – Musical Miss Saigon -  É em essência uma clássica história de amor, apresentada em um extraordinário contexto histórico, a Guerra do Vietnã.

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

Campinas:

Bosque de Jequitibás – Ambiente de ampla diversidade biológica ambiental (fauna e flora) uma de nossas maiores riquezas: a natureza brasileira.

Maria Fumaça – Passeio partindo de Campinas até a cidade de Jaguariúna (3h30m), observando a paisagem e geografia local, a narrativa histórica das famílias ilustres e da ferrovia e sua importância para a região.

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

Profª. Darcília Aparecida Falco
dfalco@csj.g12.br

Profª. Vera Regina de Oliveira
voliveira@csj.g12.br