Dança na escola

9º ano

outubro-novembro/2008

 

A dança pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social.

"A dança, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', permeios de emoções, de expressões e comunicações do ser e de suas características culturais." Nanni (2003, p.7).

Portanto, o conhecimento de si mesmo e da dança passa pela necessidade de conhecer sua própria história e manifestações culturais de seu povo.

Essa compreensão do movimento através da dança pode estar associada ao universo pedagógico da Educação Física, pois a dança além de atividade física é, de acordo com Ferrari (2003, p.1), " educação", sendo indispensável para que o indivíduo entenda o que e por que fazer o movimento, pois o movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente.

Nessa perspectiva, os alunos do 9º ano realizaram pesquisa sobre ritmos variados, suas características e origem e criaram coreografias dentro da proposta. 

Profª. Darcília Aparecida Falco
dfalco@csj.g12.br

Prof. Marcos Antônio F.de Jesus
mjesus@csj.g12.br

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)