A arte imita a vida

 

fevereiro-março/2007

Os alunos dos 8ºs anos leram o livro Anjos no Aquário, assistiram ao filme Juno, se sensibilizaram com o relato da família de Rafaella de Oliveira e puderam refletir um pouco mais sobre a questão “a arte imita a vida ou a vida imita a arte?” e sobre as incertezas, os medos e as decepções de adolescentes que engravidam cedo demais: 

“Através do filme, do livro e do relato, vimos a importância da prevenção contra uma gravidez quando não estamos preparados. Pela experiência com personagens da nossa idade, tudo se tornou mais concreto, mostrando que na adolescência, a gravidez não planejada nos impede de vivenciar as etapas próprias dessa fase.” (8º ano A) 

“O aspecto principal nas três abordagens é que as adolescentes não optaram pelo aborto, valorizando a vida presente no tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Escolhe, pois, a vida”. Além disso, destacou-se a reação dos pais e a indiferença dos namorados à gravidez, deixando para as meninas a solução do “problema”.” (8º ano B) 

“O trabalho foi interessante porque tratou da realidade e nos fez pensar na vida – tema da Campanha da Fraternidade2008. Também serviu para nos alertar e nos conscientizar sobre as conseqüências da gravidez não planejada na adolescência.” (8º ano C)

 

Filme:
Adolescente engravida de maneira inesperada de seu colega de classe; com a ajuda de sua melhor amiga e o apoio de seus pais, conhece um casal que está disposto a adotar seu filho.

   

Livro:
Aos 16 anos, Tina descobre que está grávida. O namoro acabou, os pais estão envolvidos com seus problemas, as amigas sumiram. Sem saber a quem recorrer, ela precisa tomar uma decisão: ter ou não o filho? Nas páginas de seu diário, Tina revela suas dúvidas, seus temores, suas frustrações, os mesmos sentimentos de tantas garotas que engravidam precocemente.

   

Relato da família:
Nesta história, Rafaella (que ficou grávida aos 15 anos), Sandra (sua mãe), Daniel (seu ex-namorado) e Marília (sua melhor amiga) contam como enfrentaram a experiência de uma gravidez não planejada e como a chegada da Júlia modificou para sempre a vida deles.

 

Profª. Cláudia Fernandes C. Pinheiro
cpinheiro@csj.g12.br
Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br