Adolescentes e espinhas

junho/2007

8º ano E.F.

         Às vezes fica visível a chegada da adolescência: aparecem as terríveis espinhas no rosto. Quando aumenta a quantidade de hormônios sexuais no sangue, particularmente a dosagem de testosterona, as glândulas sebáceas espalhadas pelo corpo tendem a trabalhar em dobro, produzindo mais e mais gordura. Essa gordura que, em condições normais, lubrifica e protege a  pele, acumula-se dentro de poros que, repletos, incham e  adquirem um volume maior.

      Daí surgem os chamados cravos, que passam a ser fonte de alimento para uma série de microrganismos, que  se alimentam de gordura. O poro infectado ativa o sistema imunológico do organismo, formando o pus que, acumulado sob a pele, forma a espinha.

     Nos dias 22 e 26 de junho, no Salão Nobre do Colégio São José, foram realizadas palestras com a dermatologista Rosana G. dos Santos em parceria com o Laboratório Roche. Essas palestras, destinadas aos adolescentes, visam esclarecer os mitos em torno da acne e orientação quanto aos cuidados correto na higiene da face.

Profª. Vera Regina de Oliveira
voliveira@csj.g12.br

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)