PRODUÇÃO DE TEXTOS

A PRAÇA FAZ A DIFERENÇA

 

    O Objetivo inicial e primordial dessa atividade é fazer com que o aluno seja atraído para o mundo da leitura de narrativas, contos, histórias em quadrinhos e poemas. Sendo assim, os professores utilizarão diversos recursos que motivarão o aluno, fazendo com que ele se envolva na atividade desejada.

    Após esse envolvimento do aluno na atividade, o professor desenvolverá o texto, objetivando especificamente fazer com o aluno:

 

- aprenda  ler e analisar, não só textos escritos, mas também a ilustração do mesmo;

- aumente o seu vocabulário;

- compreenda as expressões metafóricas;

- reflita sobre a linguagem do texto;

- perceba os estilos de linguagem presentes no texto;

- identifique, no texto, noções de causa e efeito;

- organize trechos de determinada história, construindo uma seqüência narrativa coerente.

 

 

A PRAÇA FAZ A DIFERENÇA

 

    Praça. Ambiente acolhedor para bate-papos, descontração, lazer, enfim, horas de descanso. Será que é só isso? Em uma manhã nublada, levei meus alunos para uma aula. Na praça??? Estudaríamos um texto na praça, texto esse falando da natureza, é claro!

    Todos animados, pois seria uma aula diferente. Que bom!!!

    Após a leitura, a interpretação e discussões sobre o assunto em questão, sugeri que fizessem uma reescritura do texto. Cada um procurou um lugar para se concentrar ainda mais e foram à produção.

    Coisas lindas foram elaboradas. Querem uma mostra?

 

 

O SONHO DA SEMENTE

 

Eu sou uma semente

Que sente e sabe pensar.

Para poder conhecer o mundo

Num pássaro eu quero voar.

Não quero ficar plantada na terra

Sem poder andar

Quero sair por aí

Se o vento me levar.

Não gosto do que o homem faz

Com a natureza

Quando olho isso

Morro de tristeza.

 

Jéssica Bargas Crissa - 5ª série C

 

    Alguém poderá dizer: “Também, todo ambiente foi propício à produção textual!” Por isso resolvi testá-los mais uma vez. Agora com uma aula de Gramática. Voltamos à praça para falar de SUBSTANTIVO. Tudo deu certo novamente! Eles entenderam com mais facilidade o assunto.

    Aí está a importância em utilizarmos novas estratégias em nossas aulas. Detalhe importantíssimo: “ Os alunos adoraram!” Eu também, é claro!

 

Vera Lúcia Girardi Racanicchi

Profª de Língua Portuguesa

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)