ESCALADA INDOOR

A escola escalando

 

Nos dias 13, 14 e 15/09/2006 as 8as séries do Ensino Fundamental desenvolveram uma atividade (escalada) no Ginásio Altitude Escalada Indoor.

 

 

A Historia do Alpinismo

A primeira subida que se tem noticia foi realizada pelo francês Antonie de Ville, no Monte Aiguille, nos Alpes franceses, em 1492. Por serem os Alpes o berço do Montanhismo, o esporte também ficou conhecido como Alpinismo.

Na época da primeira subida, o fato causou grande comoção na Europa, porque acreditava-se que as altas montanhas eram habitadas por dragões e outros seres mitológicos (século XIV, o Brasil ainda não havia sido descoberto). Durante algum tempo, o Montanhismo foi praticado apenas com caráter exploratório e cientifico. Um dos maiores entusiastas da época foi o grande inventor e pintor Leonardo da Vinci. Mas foi apenas a partir de 1856 que ele começou a crescer na Europa, se tornando então, realmente um esporte. No Brasil, as montanhas começaram a ser exploradas pelos Bandeirantes, no século XVII, para reconhecimento do nosso território.

A primeira subida importante registrada na historia foi a do pico das Agulhas Negras, em Resende-RJ, por José Franklin Massena, em 1856. Entretanto, apenas em 1879 é que foi feita a primeira escalada nos moldes esportivos no país, nas Serra do Marumbi, por um grupo de paranaenses liderados por Joaquim Olimpio de Miranda.

 

Escalada Esportiva

A Escalada Esportiva, é uma modalidade que descente do Alpinismo e é praticada em superfícies verticais (pedras, penhascos, paredões etc...), este esporte explora qualidades físicas, técnicas e psicológicas dos praticantes.

Mais recentemente a Escalada Esportiva, outrora realizada na natureza, foi adaptada para prática indoor em ginásios e academias com paredes artificiais e outros recursos que simulam as condições reais de escalada, esses ambientes são projetados e equipados para garantir total segurança ao escalador, e vêm tornando-se cada vez mais acessível a todos que procuram uma atividade saudável, dinâmica e desafiadora nas horas de lazer.

Os “caminhos” da parede que levam ao topo são chamados de vias, e tanto em paredes artificiais quanto em escalada em rochas, é possível escalar a mesma via de diversas formas diferentes. Escalada Esportiva é um esporte bastante completo e evolutivo. Desenvolve nos praticante força, raciocínio, concentração, coordenação motora, resistência física e consciência corporal, alem de ser uma atividade muitíssimo gratificante devido a sensação de conquista a cada via completada.

 

Benefícios do Esporte

Alem da parte muscular, na subida também é exercitada a parte estratégica e psicológica do atleta. A necessidade de planejar detalhadamente a seqüência de movimentos para avançar na subida faz com que o atleta aperfeiçoe sua disciplina mental, seu controle sobre o corpo e raciocínio lógico.

 

PROGRAMA

A escola escalando

 

A escalada é um esporte que pode ser praticado por crianças a partir de 7 anos, pois além de desenvolver a parte física e motora, trabalha a parte lúdica.

Portanto o Ginásio Altitude, desenvolve o Programa A escola escalando, com  o objetivo de estimular a prática do esporte em crianças e adolescentes.

Neste programa as atividades consistem em desenvolver diversas aptidões, como equilíbrio, força, companheirismo, resistência, além de estimular o aluno a vencer desafios e superar limites, fatores importantes a serem trabalhados nesta faixa etária.

Tudo isso em um ambiente seguro, acompanhado o tempo todo por monitores especializados.

 

SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES 

    Nas atividades são trabalhados a equipe, o companheirismo, a decisão, além de um forte trabalho físico de alongamento e força.

 

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)