Projeto "Comércio na Padaria Nathália"

5º ano

junho/2009

 

Nos últimos anos, houve um grande avanço nas pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem, em especial na área da Matemática. Isso fez com que os educadores buscassem novas alternativas que resultassem em soluções inovadoras, cuja utilização apresentasse um sentido relevante.

Por isso, nosso grande desafio como educador é desenvolver uma educação que permita aos alunos não só a aquisição dos conteúdos, mas também a de competências básicas necessárias ao exercício da cidadania. 

 

OBJETIVO GERAL 

Reconhecer a Matemática como um instrumento a serviço das necessidades e aplicações práticas e cotidianas da vida do ser humano, despertando a atenção para a realidade à sua volta e para o seu próprio papel neste mundo. 

 

Professoras:

Cláudia Regina Giamatei Bertoco
cbertoco@csj.g12.br

Francisca Pinheiro Silva Garcia
fgarcia@csj.g12.br

 

PROCEDIMENTOS
 

1º Momento: Produção e preenchimento de um talão de cheque. 

Cada aluno construiu um talão de cheque e, posteriormente, preencheu uma folha com uma quantia determinada. Fizeram o depósito desse valor no “Banco São José”, representado pela professora. 

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

2º Momento: Visita à Fábrica “Senhor dos Pães”. 

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, produção e conservação dos alimentos.

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

3º Momento: Comércio na padaria. 

As crianças vivenciaram a compra de alguns produtos, utilizando seu “chequinho” como forma de pagamento.

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)