Informática

 

novembro/2008

Farra na informática
 
 5º ano

“Segundo José A. Valente (NIED-UNICAMP e CED-PUCSP), para que o uso do computador esteja incorporado na aprendizagem, a criança cria condições, construindo seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem.”

A criança constrói alguma coisa, ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, do "colocar a mão na massa". Estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa.

            Para isso possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre colegas de sala de aula, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa.

Veja o resultado nos trabalhos.

Paula Bdine
pbdine@csj.g12.br
Informática Educação Infantil 4 e 5 /1º ao 6º do Ensino Fundamental
Colégio Agostiniano
     

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

Nas aulas de Informática
O jogo se fez presente...
 
4º ano
 
 

Com a ferramenta computador, e um dos recursos oferecidos do programa MicrosoftWord (inserir imagem-WordArt e formatar tabela), o jogo passou a fazer parte do cotidiano dos alunos do 4º ano EF. Muito empolgados com o que aprenderam, os alunos criaram o nome do jogo (WordArt) e um tabuleiro (tabela). Observe as imagens!

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

Nas aulas de informática.
Um convite formatado...
 
3º ano
 

Com muito estímulo e criatividade, as crianças do 3º ano EF deram formato para um convite, por meio da ferramenta computador, dos recursos oferecidos da barra de formatação do programa - acessórios WordPad e do teclado. Para isso, utilizaram efeitos, alinhamentos, cor e tabulação. Assim, um belo convite foi criado. Observe as imagens! 

 (Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)