ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

 

                        O Colégio Agostiniano São José e o Ensino Fundamental de 9 anos

O Sistema de Ensino Fundamental de nove anos já faz parte do Colégio Agostiniano São José. A decisão foi tomada em função da Lei nº. 11.114/05 de 16/05/05 que determina o ingresso das crianças de 6 anos de idade no 1º ano do Ensino Fundamental. Com essa mudança, o Colégio passa a oferecer três anos de Educação Infantil, nove de Ensino Fundamental e três de Ensino Médio, continuando, portanto, com um total de 15 anos de Educação Básica.

As maiores alterações ficam por conta da nomenclatura e da lei que determina que toda criança de seis anos tenha de estar escolarizada no Ensino Fundamental. As séries serão chamadas de “Anos” e o “Pré” passa a ser chamado de 1º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, todos os demais níveis acompanham a mudança. Ressaltamos que a mudança não implica em “pular” série ou ano; o critério é a idade.

No ato da matrícula, verificaremos a idade do aluno e se o aluno freqüentou a Educação Infantil, independentemente de a escola anterior ter mudado a nomenclatura (Pré ou 1º ano). Consideraremos as seguintes situações: o aluno que iniciará sua vida escolar (nunca foi à escola) terá que completar 6 anos até o dia 31 de julho; e, o aluno que está continuando seu percurso escolar será matriculado no ano correspondente (vide tabela), mesmo que não complete os anos até 31 de julho.

Quanto aos alunos que em 2007 estejam cursando o Pré (6 anos), nomenclatura ainda usada em algumas escolas, em 2008 cursarão o 2º ano. 

MODELO EXISTENTE ATÉ 2006

CORRESPONDÊNCIA

NOVO MODELO, A PARTIR DE 2007.
Lei nº. 11.114/05 de 16/05/05

EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 ANOS

IDADE

EDUCAÇÃO INFANTIL  DE 3 ANOS

MINI-MATERNAL
MATERNAL
JARDIM
PRÉ

3 ANOS
4 ANOS
5 ANOS
6 ANOS

INFANTIL 3
INFANTIL 4
INFANTIL 5
PASSA A FAZER PARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL DE 8 SÉRIES

 

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Ensino Fundamental I

 

Anos iniciais

PRÉ

6 ANOS

1º ANO

1ª SÉRIE

7 ANOS

2° ANO

2ª SÉRIE

8 ANOS

3º ANO

3ª SÉRIE

9 ANOS

4º ANO

4ª SÉRIE

10 ANOS

5º ANO

Ensino Fundamental II

 

Anos finais

5ª SÉRIE

11 ANOS

6º ANO

6ª SÉRIE

12 ANOS

7º ANO

7ª SÉRIE

13 ANOS

8º ANO

8ª SÉRIE

14 ANOS

9º ANO 

ENSINO MÉDIO DE 3 SÉRIES

 

ENSINO MÉDIO DE 3 ANOS

1ª SÉRIE

15 ANOS

1º ANO

2ª SÉRIE

16 ANOS

2º ANO

3ª SÉRIE

17 ANOS

3º ANO

Os componentes curriculares do 1º ano são:

1º. Formação pessoal e social: diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem referente à identidade e autonomia moral e intelectual.

2º. Conhecimento de Mundo: diz respeito aos temas acadêmicos, tais como, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Música, Inglês, Informática e Movimento (Educação Física).

      O sistema de avaliação do 1º ano do EF é contínuo e apresentado individualmente às famílias nas reuniões de tutoria, além de documentado em relatório.

            Esse documento tem o propósito de registrar, semestralmente, os resultados avaliativos do processo de aprendizagem dos alunos.

            Sendo assim, não utilizamos o sistema de avaliação numérico, isto é, não há boletim e sim relatório, conforme o Regimento Escolar do CASJ.

            A organização do documento tem base em dois âmbitos:

1º. Formação pessoal e social: diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem referente à identidade e autonomia moral e intelectual.

2º. Conhecimento de Mundo: diz respeito aos temas acadêmicos, tais como, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Música, Inglês, Informática e Movimento (Educação Física).

            Utilizamos os seguintes indicadores de avaliação para os conteúdos de conhecimento de mundo:

·        Sim: a criança alcança os objetivos esperados.

·        Em Desenvolvimento: a criança ainda não atinge os objetivos esperados ou atinge parcialmente.  


Os componentes curriculares do 2º ano são:

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Educação Religiosa, Informática, Música, Inglês, Artes.

O sistema de avaliação do 2º ano do EF é contínuo e apresentado individualmente às famílias nas reuniões de tutoria, além de documentado em boletim.

            Esse documento tem o propósito de registrar, trimestralmente, os resultados avaliativos do processo de aprendizagem dos alunos.

            Na avaliação com intencionalidade formativa, o (a) aluno (a) é avaliado (a) com base nos objetivos trabalhados no trimestre, de forma contínua, cumulativa e sistemática, observadas as seguintes exigências:

                                I.        O desempenho do aluno e o nível de aprendizagem ficarão expressos na escala de notas de 0(zero) a 10(dez) em intervalos de 0,5 com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;

                                II.          A aprendizagem será avaliada por meio de prova escrita, argüição, trabalho individual ou coletivo, seminário, atividade prática, em laboratório, atendidas as características de cada componente curricular, abrangendo os conteúdos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes, organizados e escolhidos pelo professor e sob a supervisão da Coordenação Pedagógica;

                                III.          Os professores deverão informar os alunos sobre os objetivos e critérios da avaliação de cada componente curricular.

A nota dos componentes curriculares do 2º ano do E.F. ao EM é composta pela média (aritmética) de 3 itens avaliados de 0(zero) a 10(dez), sendo ponderada na seguinte porcentagem:

                                I.         TC - nota atribuída às tarefas de casa  (10% - “peso 1”)
                                II.       PR - nota(s) da(s) prova(s)                  (70% - “peso 7”)
                                III.    TB - nota de trabalho                           (20% - “peso 2”)


Jesus Maria Martinez Piñeiro
Diretor Pedagógico
jesus@csj.g12.br

Marilucia Moraes de Paula Ferreira
Coordenadora Pedagógica

marilucia@csj.g12.br