Estudo de campo: “Impacto ambiental”

4º ano

agosto/2014

 

Meio ambiente é o espaço em que ocorrem as interações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem. Há pouco tempo, tendia-se considerar o ambiente apenas como a vizinhança, os arredores. No entanto, os profundos desequilíbrios e a crescente degradação ambiental provocados pela intervenção humana nas últimas décadas levaram o homem a compreender que o mundo é um só e que o desequilíbrio e a devastação ocorridos em determinados pontos do planeta podem comprometer o ambiente como um todo. (OLIVEIRA, 2003).

No mês de agosto, os alunos dos 4os anos do Colégio Agostiniano São José, em parceria com o Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda, de São José do Rio Preto, realizaram um estudo de campo, em vários locais da cidade, como: canaviais, terrenos baldios, beira dos córregos Baixada Seca, Borá, Canela, Macaco, Tiago e Boa Esperança.

O objetivo principal do estudo foi desenvolver a consciência integral do aluno, principalmente a de avaliar as consequências de algumas ações inadequadas da humanidade no meio ambiente. Puderam visualizar a degradação das águas, causada pelo lançamento de esgotos sanitários sem o devido tratamentoe pelo despejo de resíduos sólidos em córregos e terrenos baldios a céu aberto.

Os alunos reconheceram a importância da necessidade de mudança de conduta da comunidade em relação à preservação dos córregos da nossa cidade. 

Equipe Pedagógica do 4º ano