Jogos Cooperativos (Paraquedas)

3º ao 5º ano

novembro/2013

 

Os Jogos Cooperativos se constituem de uma estrutura alternativa por meio da qual o participante joga com o outro, e não contra o outro. Joga-se para superar desafios e não para derrotar os outros; joga-se para se gostar do jogo e pelo prazer de jogar. O esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos.

Nesse processo, aprende-se a considerar o outro, a ter consciência dos seus sentimentos e a operar para interesses mútuos, diminuindo a pressão para competir e a necessidade de comportamentos destrutivos, promovendo a interação e a participação de todos, e deixando aflorar a espontaneidade e a alegria.

Compartilhar e unir pessoas: eis a meta a se atingir, ao se eliminar o medo do fracasso, reforçando a confiança em si mesmo e nos outros. Ganham todos! Por isso, o envolvimento é total, o que resulta em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando.

Em meados do mês de novembro, o Colégio Agostiniano São José aderiu a um novo recurso, a ser utilizado nas aulas de Educação Física de todos os ciclos de ensino: o paraquedas cooperativo.  

Foi assim que o Ciclo do Ensino Fundamental do 3º ao 5º ano realizou atividades nas aulas de Educação Física, vivenciando momentos em que se evidenciaram a cooperação e a integração, por intermédio de uma diversidade de movimentos coletivos, cumprindo-se o propósito essencial dos Jogos Cooperativos que é colaborar para a construção de um mundo melhor para todos sem exceções, onde se o importante é competir, o fundamental é cooperar.

O que ficou de mais importante para os “competidores”: perceberem que são capazes de desfazer a ilusão de sermos separados e isolados uns dos outros e o quanto é bom ser a gente mesmo, respeitar a singularidade e jogar para vencer juntos.

 

Prof. Vinicius Aparecido Galindo
vgalindo@csj.g12.br

 

Fonte: Projeto Cooperação. Circulando Cooperação: exercitando a Paz-Ciência da Cooperação. Santos: Projeto Cooperação, 2003.