Estudo de campo: “Solo”

4º ano

agosto/2013

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço (...)

                                                                                                                Cora Coralina (O cântico da terra)
  

Em algumas situações, o fato de a população desconhecer a importância do solo contribui para ampliar o seu processo de alteração e degradação.

Neste trimestre, os alunos dos 4os anos do Colégio Agostiniano São José, em parceria com o Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda, de São José do Rio Preto, e com a participação do biólogo Fernando Franco, realizaram um estudo de campo, em vários locais da cidade, como: beira de córregos, canaviais e terrenos baldios.

O objetivo principal do estudo foi desenvolver a consciência integral do aluno, privilegiando uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza, trazendo, assim, o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação, do seu uso, assim como da ocupação sustentável.

Os alunos coletaram diferentes tipos de amostras, a fim de se comprovarem características, quanto à cor, granulação, permeabilidade e material orgânico, em diferentes ambientes, reconhecendo, dessa maneira, o solo como recurso natural que necessita ser preservado.

Veja as fotos e confira o trabalho dos nossos pequenos cientistas!

Equipe Pedagógica