Visita à TV TEM

4º ano

setembro/2010

O fato ainda não acabou de acontecer
e já a mão nervosa do repórter
o transforma em notícia...

A pena escreve...

 

                   Carlos Drummond de Andrade 

  

O trabalho com texto jornalístico é fundamental para formar leitores habituais de notícias e cidadãos bem informados. Além de discutir acontecimentos, é possível comparar os diferentes veículos de informação e a forma como cada um aborda o fato noticiado. A visita dos alunos dos quartos anos à TV TEM possibilitou a vivência da produção e apresentação do telejornal, assim como ressaltou a importância do trabalho em equipe para que o jornal vá ao ar diariamente.

“Estúdio de gravação: foi o que mais chamou minha atenção. Eu me senti a melhor pessoa do mundo” diz a aluna Manuela Guedes Pereira. “Eu não sabia que para fazer um telejornal era tão difícil e também antes eu achava jornal tão chato, agora que conheci, eu acho tão legal”, fala Tamila Delgado dos Santos. “Nossa visita à TV TEM foi muito legal e educativa. Aprendemos que para apresentar o telejornal existem muitos repórteres nas ruas, no computador, ao telefone, todos pesquisando notícias que interessam a todo o público”, completa Ana Flávia Homsi Tessarolo.

Ter conhecido esse trabalho fará com que os alunos possam entender algo que Charles Darwin nos ensinou: “Na longa história da espécie humana (e do gênero animal, também), prevaleceram os indivíduos que aprenderam a colaborar e a improvisar com mais eficácia.”  

Profª. Ana Paula Coalheta Oliva
aoliva@csj.g12.br

Profª. Rosemary Aparecida da Silva
rosemary@csj.g12.br

 

Fotos