A importância dos vegetais em nossa vida e alimentação

3º ano

setembro/2010 

És o mais bonito dos planetas
Tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos*.
 

Os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância dos vegetais em nossa vida. Com ênfase no aspecto da alimentação, realizamos um lanche natural, momento em que os alunos puderam observar e degustar algumas partes das plantas utilizadas em nossa alimentação, em virtude de suas características nutritivas e saudáveis.

Foi um momento de descobertas de sabores, cheiros e significados. Um momento de aprendizado e vivência que tornou possível, inclusive aos menos adeptos às comidas naturais, uma relação significativa da importância do que a Terra nos legou.

“Ao se considerar ser o Ensino Fundamental o nível de escolarização obrigatório no Brasil, não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em momento futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro.” (PCN, Ciências Naturais- volume 4, p.25)

*Excerto da canção: O Sal da Terra (composição de Beto Guedes)

Profª. Andrea Napolitano
anapolitano@csj.g12.br

Profª. Elizângela da Silva Acosta de Souza
esouza@csj.g12.br

Profª. Neide de Fátima Germano
ngermano@csj.g12.br

 

Fotos