Um pouquinho do 1º semestre...

1º ano

junho/2010 

 

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR...

Os jogos numéricos:
Os jogos no contexto escolar permitem às crianças utilizarem números e suas representações, ampliarem a contagem, estabelecerem correspondências, operarem.

Os jogos e brincadeiras:
No que diz respeito à moralidade, os alunos estabelecem relações ricas de troca, aprendem a esperar sua vez, acostumam-se a lidar com regras, conscientizando-se de que podem ganhar ou perder.

Soma 10

 

 

TANGRAM NA SALA DE AULA

O tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1.700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.

Utilizamos o Tangran nas aulas de Matemática para que os alunos aprendam a identificar formas geométricas, comparar, explorando e transformando as formas geométricas através de composição e decomposição de figuras.

Tangram

 

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

As situações de uso da leitura e da escrita e o valor que se dá a essas práticas sociais configuram um ambiente alfabetizador e um espaço de reflexão sobre como funciona o mundo da escrita.

Hora da chamada

A escrita da rotina

Confecção de cartazes para a Festa Junina

 

 

CIÊNCIAS

Os conhecimentos adquiridos em Ciências, por meio de observações e experimentações, ajudam os alunos a se compreenderem e ao mundo que os rodeia.

Água, óleo e sal

Explosão de cores

Hidratante

Reciclagem

 

ARTES

As produções artísticas possibilitam o desenvolvimento cultural dos alunos e a expressão de diversos sentimentos por intermédio da arte. O fazer artístico oferece oportunidade de exploração de materiais, observações e a comunicação de ideias, atribuindo-se sentido pela organização de pontos, linhas...

A casa feia

Pela janela

 

Profª. Cristilaine Ap. Cazeloto Sparapani
sparapani@csj.g12.br

 

Profª. Luana Passos
lpassos@csj.g12.br

 

Profª. Lucimar Aguiar Ishida Sanfelice
lsanfelice@csj.g12.br

Profª. Michele Zaupa Janucci
mjanucci@csj.g12.br

 

Profª. Priscila Oliveira Paraguassu
paraguassu@csj.g12.br

 

Profª. Verena Marangoni Souza
vsouza@csj.g12.br