Yes, we can learn...!

                            2º ano

novembro/2009

 

Aprendizagem da língua estrangeira na escola

Visando a uma formação integral do aluno, o aprendizado de Línguas Estrangeiras é essencial para que se compreendam e se respeitem as diferenças culturais. A Língua Inglesa, com sua ascensão ao status de língua franca, usada internacionalmente como meio de comunicação, principalmente entre falantes não-nativos, ocupou um espaço essencial no currículo escolar.

Cabe à escola sistematizar o conteúdo e lançar mão de estratégias adequadas e eficientes para cada fase escolar, lembrando-se de que, quanto mais cedo, mais natural será o relacionamento da criança com a Língua.

Imbuídos dessa naturalidade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, depois de aprenderem, nas aulas de Inglês, o vocabulário das cores, dos números e dos objetos que eles fazem uso em sala de aula, estiveram na lousa digital para experimentar o site de Games da Oxford. Esses games, envolvendo uma competição amigável, encorajam o aluno a focar o uso do Inglês, promovem a participação, de forma positiva, até mesmo dos tímidos, além de darem a chance de se praticar ou revisar o conteúdo aprendido.

Minha gente, não é que Guilherme Arantes tinha razão quando tão bem nos ensinou, na interpretação de Elis Regina: Nem sempre ganhando/ nem sempre perdendo/ mas, aprendendo a jogar. Isso é que vale a pena!           

Profª. Maria José Veschi de Moura

mmoura@csj.g12.br

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)