História do Colégio Agostiniano São José

Tempo histórico, fato histórico e sujeito histórico

2º ano

novembro/2009

 

Vimos que há muitas maneiras de se saber sobre a história das brincadeiras antigas, dos costumes. Por isso, ficamos também curiosos em conhecer a história do nosso colégio.

Para conhecermos o passado da nossa escola, convidamos a coordenadora Marta, do Ensino Fundamental de 3º ao 5º. Ano. Ela nos relatou fatos que construíram a história do nosso colégio.  Para entendermos como os fatos permanecem na história, fomos conhecer os documentos, registros dessa história. Fomos à Biblioteca e pudemos, com surpresa, perceber que os documentos históricos revelam como eram os uniformes, os professores, o espaço físico do colégio. Foi uma grande aventura, viajamos no tempo!

Depois da visita ao passado, fomos à busca de informações do presente. Para isso, convidamos a secretária Virgínia e, assim, nos atualizamos acerca dos novos dados de quantidade de alunos, de salas e das reformas que estão acontecendo no colégio.

Não poderíamos deixar de registrar o que escutamos, afinal, futuramente, teremos que estudar todas essas informações, em forma de HISTÓRIA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
HISTÓRIA DO COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ

  

O Colégio foi fundado no distrito de Engenheiro Schmitt, em 28/08/1947 e chamava-se Ginásio São José, porque só havia alunos do 6º ano em diante.

Durante um tempo, funcionava como internato, isto é, os alunos dormiam na escola.

No dia 19/03/1961, as novas instalações foram inauguradas em São José do Rio Preto, dia da cidade e de São José.

Em 1973, teve início o Integral, o término do Internato e o início do Misto (masculino e feminino).

Em 1990, construiu-se o Túnel Subterrâneo sob a Rua da Cultura e, logo depois, em 1991, inaugurou-se o Ginásio Poliesportivo. Em 1993, aconteceu a Aquisição do Sítio Hipona em Cedral.

Todos os diretores do Colégio sempre foram e são padres. O nome do primeiro diretor era Padre Miguel Lanero. O nome do diretor atual é Padre Agustín Alcalde de Arriba.

Antes havia apenas 5 salas de aula, hoje há 47 salas.

Antigamente, o uniforme dos alunos era branco e vinho.

Com o passar do tempo, o Colégio foi mudando, passou por reformas, ficou maior e, tudo isso para melhorar o atendimento aos alunos.

 

Profª. Ana Paula Coalheta Oliva
aoliva@csj.g12.br

Profª. Carla Murcia Antoniassi Pinheiro
carlapinheiro@csj.g12.br

Profª. Jociane Andreia Tavanti Azevedo
jazevedo@csj.g12.br

Profª. Marisa Serra de Lacerda Kawano
mkawano@csj.g12.br

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)