CONCURSO DE REDAÇÃO

“Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que o mundo precisa de mais tolerância”

abril-maio/2008

            Ao oportunizarmos ao aluno do 5º ano a participação no concurso anual realizado pelos Correios, objetivamos oferecer condições para valorizar a escrita como meio de comunicação, despertar o senso crítico diante do tema apresentado, identificar os componentes de uma carta e linguagem apropriada ao destinatário em questão.

            Tema: “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que o mundo precisa de mais tolerância”.

            Leia abaixo a carta do aluno Arthur César S. Minato, 5º ano C, que representa o Colégio no referido concurso:

Profª. Leila Gisele L. L. Sousa
lsousa@csj.g12.br

 

     
(transcrição da carta)

São José do Rio Preto, 8 de abril de 2008

 

Senhor Deus,

 

Estou lhe escrevendo para saber porque as pessoas estão cada vez mais intolerantes.

Você não acha que está na hora de praticarmos a tolerância, já que estamos em pleno século de modernidade e muitos avanços científicos e tecnológicos?

Adultos, políticos, líderes religiosos, pais, mães, professores, alunos e até crianças pequenas estão cada vez mais insuportáveis.

Tenho algumas dicas que podem ajudar no dia-a-dia, acredito que vão contribuir para a melhoria da convivência humana, acho que concordará comigo:

1-    Quando alguém faz algo que incomoda, é preciso manter a calma e ser tolerante.

2-    A tolerância deve estar em todo lugar, desde a nossa casa, até os mais distantes lugares do Universo.

3-    As famílias, principalmente, devem praticar a tolerância em seus relacionamentos.

Existem muitos lugares onde deve haver tolerância: nas casas, nas escolas, no trânsito das cidades e rodovias, nos lugares públicos e em muitos outros.

Em nossas casas devemos praticar a paciência, o amor e o perdão. Nas escolas, os professores devem amar e respeitar os alunos e aos alunos cabe fazer o mesmo. No trânsito as práticas da tolerância e respeito poderão evitar acidentes, desentendimentos e mortes entre os motoristas.

Lembro-me também, Senhor, de que nos lugares públicos (instituições), onde as pessoas buscam soluções para seus problemas, também deve haver paciência, respeito e consideração.

Eu não sei se em outros países as pessoas são violentas e irresponsáveis no trânsito, como acontece aqui no Brasil. Também não conheço os motivos pelos quais muitos agem assim. Quantas vezes meu pai dá seta para sinalizar e as pessoas fingem que não estão vendo e não permitem a mudança de faixa.

Mas, estive pensando sobre a palavra intolerância e descobri que tem dois sentidos, bom e ruim. É ruim quando acontece tudo que lhe disse até agora, porém, é bom quando vemos o governo, por exemplo, praticá-la em relação à pobreza e analfabetismo. Esse tipo de intolerância é positivo e necessário.

Deus, eu tenho certeza que você sabe da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, por decisão daquele presidente de quem eu não gosto nem de escrever o nome.

Penso que essa guerra acontece por pura intolerância do forte contra o fraco, do rico contra o pobre. Claro que o rico quer o petróleo do pobre, mas não poderia declarar guerra contra ele e invadi-lo.

Em qualquer lugar do Iraque que você fosse, encontraria guerra, morte e destruição, e isso ainda acontece. Bombas, tanques de guerra, inocentes mortos, enfim, muita tristeza.

Tudo isso é terrível, e as pessoas ficam chocadas e se perguntam: como o presidente eleito de um país rico e civilizado pode fazer isso? Como tem a coragem de fazer isso? Mandar tropas de soldados para matar inocentes, inclusive mulheres e crianças. E não são somente iraquianos que morrem, os soldados americanos também morrem, aliás continuam matando e morrendo.

Eu acho que o presidente também deveria ter ido para o Iraque no comando de uma tropa. Ele deveria fazer coisas mais úteis para o seu povo! Um presidente de verdade ajuda o povo, não mata as pessoas! Um presidente de verdade pensa no seu povo e na humanidade, é tolerante com a sua gente e com os outros povos e nações, não fica pensando somente no poder, e achando que não precisa fazer qualquer esforço, que pode tudo e não precisa tolerar ninguém.

Um presidente de verdade se esforça como um verdadeiro trabalhador. Eu imagino que ele só disputou a eleição pra presidente por causa do poder, não porque quer contribuir com a humanidade.

Espero, Senhor, que receba estas palavras e que esta mensagem ajude as pessoas do planeta Terra a aprender uma lição: a lição da tolerância. Eu tenho certeza de que esta carta será muito útil nas nossas vidas.

Imagine, Senhor, se você não tivesse uma imensidão de tolerância: Não existiria mais o planeta Terra, ele já teria sido destruído com os seus habitantes, cheios de maldade e intolerância.

Muito obrigado e conte comigo. 

Arthur César dos Santos Minato

5º Ano C