PEQUENOS ESCRITORES

GRANDES IDÉIAS III

5º ano

novembro/2008

 

Escrever se aprende por ensaio e erro, não é privilégio de poucos, mas direito de todos. Essa atividade, cuja designação tem-se modificado com o passar dos anos, essencialmente deve capacitar o aluno a inserir-se num processo de interlocução, o que significa assumir-se como locutor, ter objetivo, motivo, num determinado contexto de interação verbal.

GERALDI (1984) estabelece uma distinção entre os termos “texto” e “redação”. Para ele a redação é uma escrita artificial e desprovida de sentido, típica e exclusivamente escolar, feita para cumprir obrigação. O texto, mesmo escrito na escola, pode e deve ter circulação social, porque é, antes de tudo, meio de interação, é a palavra de alguém que tem o que dizer e, efetivamente, destinada a um interlocutor.

            Assim se justifica a proposta deste projeto, o qual não estabelece concurso para publicação dos textos produzidos, mas oportuniza a todos os alunos, que vivenciaram a escrita no decorrer do ano letivo, a riqueza de escolher sua produção preferida para partilhar suas idéias, sentindo-se capaz, valorizado, crítico, livre e participativo. 

Profª Leila Gisele Lopes de L. Sousa
lsousa@csj.g12.br

 

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