A poesia e o chocolate

Infantil 4

maio/2010

 

“Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares,
CHOCOLATE,
vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia
está contida nisso tudo."
                                            

                                                           Carlos Drummond de Andrade

 

Ao observar a confecção de ovos de chocolate, o infantil 4 percebeu, mediante a alteração da temperatura, a transformação do alimento CHOCOLATE.

Com a alteração da temperatura, as partículas de uma substância se agitam e se afastam mais, apresentando o estado líquido, como o CHOCOLATE (líquido) que aparece na canção de TIM Maia.

 

CHOCOLATE, CHOCOLATE, CHOCOLATE
Eu só quero CHOCOLATE... Só quero CHOCOLATE
Não adianta vir com guaraná pra mim
É CHOCOLATE que eu quero beber
Não quero chá, não quero café
Não quero coca-cola, me liguei no CHOCOLATE...

                                                               TIM Maia

Esse estado líquido foi percebido pelas crianças, quando o chocolate em barra foi colocado no micro-ondas e derreteu.

No entanto, quando o chocolate que estava no estado líquido foi esfriado na geladeira e a temperatura diminuiu, as crianças observaram que as partículas ficaram mais lentas e próximas, endurecendo o chocolate (estado sólido), como o CHOCOLATE apresentado no poema de Fernando Pessoa:

 

Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes...

                                                                             Fernando Pessoa

           

Com vocês, a poesia do CHOCOLATE, em fotos:

Profª. Fernanda Alves de Oliveira
foliveira@csj.g12.br

Profª. Fernanda Cristina Morais
fmorais@csj.g12.br

Profª. Lucilene Cristine Badan de Pieri
lpieri@csj.g12.br

Profª. Rita de Cássia Spera
rspera@csj.g12.br

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)