Brincadeiras Infantis

                    Um contexto significativo para aprendizagem de conceitos matemáticos.

Infantil 4 e 5

novembro/2009

 

Em matemática, utilizar as brincadeiras infantis como um tipo de atividade frequente significa abrir um canal para explorar ideias referentes a números, de modo bastante diferente do convencional.

Enquanto brinca, a criança é incentivada a realizar contagens, comparação de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético.

Por outro lado, brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas, envolvendo todas essas grandezas.

Smole, Kátia Stocco.   

  


A MARCHA DO JORNAL
 

NESSA BRINCADEIRA, OS ALUNOS DO I4A E I5A FORAM DESAFIADOS A BUSCAREM A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUE ENVOLVE NOÇÃO DE ESPAÇO E CORPO: ATRAVESSAREM UM PERCURSO, UTILIZANDO FOLHAS E JORNAL.

APÓS O COMBINADO DAS REGRAS, OS ALUNOS FORAM ORGANIZADOS EM DOIS GRUPOS, PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA. AO FINAL DO TRAJETO, PERCEBERAM QUE MAIS IMPORTANTE DO QUE A RAPIDEZ FOI A ORGANIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS PARA CHEGAREM AO FINAL DO PERCURSO.

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)

.

 

 

 

 
EQUILIBRANDO

ANTES DE PROPOR A BRINCADEIRA, FORAM FEITAS A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS SINAIS QUE INDICAM QUAL PARTE DO CORPO DEVERÁ SER EQUILIBRADA.

ESSA ATIVIDADE POSSIBILITA AOS ALUNOS PENSAREM E RESOLVEREM PROBLEMAS DE EQUILÍBRIO, AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA DE SUA LATERALIDADE E PARTES DO SEU CORPO. 

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)

.

 


FORMANDO FIGURAS COM ELÁSTICO

DESAFIO: REPRESENTAREM FORMAS GEOMÉTRICAS, COM O USO DO ELÁSTICO.

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)

.

 


CAÇADORES DE TARTARUGA

 BRINCADEIRAS DE PERSEGUIÇÃO: DO PONTO DE VISTA DA MATEMÁTICA, ESSA BRINCADEIRA POSSIBILITA RELAÇÕES TEMPORAIS, ESPACIAIS, NUMÉRICAS, NOÇÕES DE MEDIDAS E GEOMETRIA.

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)

.

 


BRINCADEIRAS DE RODA

AS BRINCADEIRAS DE RODA NA MATEMÁTICA ESTÃO RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DA  NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO, POR INTERMÉDIO DA SINCRONIA ENTRE MOVIMENTO E MÚSICA, ESPAÇO E NÚMERO. 

(Use os botões    e    para escolher as miniaturas e clique na imagem para ampliá-la)

.

 

 

 

Profª. Cristilaine Ap. Cazeloto Sparapani

csparapani@csj.g12.br

Profª. Samara Luisa Marchini
smarchini@csj.g12.br