Projeto

"Alimentação"

Infantil 5

2007

          Com o propósito de ampliar o conhecimento das crianças sobre os alimentos e consequentemente auxiliar na educação alimentar, estamos desenvolvemos um projeto sobre alimentação em parceria com a nutricionista Flávia Pinto César.
          Acreditamos que o conhecimento avança na medida em que a criança interage sobre o objeto do conhecimento, e no caso, o objeto é o próprio alimento e sua relação com a nossa saúde.
          As crianças estão vivenciando atividades sobre a origem, a transformação e a importância dos alimentos; a degustação de frutas (diariamente) e a preparação de um lanche saudável; o conhecimento do corpo, em especial o aparelho digestivo.
          Essas atividades estão sendo desenvolvidas para que a criança:
          - Valorize e desenvolva atitudes relacionadas à preservação da saúde.
          - Desenvolva critérios de escolha para a seleção dos alimentos a serem consumidos.
          - Compreenda a importância da boa alimentação para a qualidade de vida.
          Na medida em que a criança participa ativamente no desenvolvimento do projeto através de leituras, discussões, pesquisas e relatos, ela está formando opiniões, desenvolvendo critérios de escolha, aprendendo conceitos e de maneira mais ampla exercendo sua cidadania.

Profª. Priscila do Carmo Silva Araújo
Infantil 5A
paraujo@csj.g12.br

 

          Sabemos que os alimentos que ingerimos refletirão diretamente no nosso desenvolvimento, portanto, desenvolver práticas alimentares saudáveis, conhecer um pouco mais sobre os nutrientes e suas funções, está sendo abordado e vivenciado pela turma.
          Iniciamos o projeto com o livro “Próxima Parada: Estação Barriga!”, que aborda a importância da mastigação e a viagem que os alimentos fazem no aparelho digestivo.
          Contamos com a parceria da Nutricionista Flávia Pinto César, a qual elaborou um cardápio com algumas sugestões de lanche e também nos acompanhou num momento bastante especial, Tivemos a oportunidade de preparar o nosso lanche, que ocorreu dia 03-05-2007. Constatamos através de experiências no Laboratório de Química, o que acontece com alimentos depois que o ingerimos.
          Com essas abordagens pudemos perceber:
          - Importância das cores e os valores nutricionais.
          - Viagem que os alimentos fazem no nosso corpo.
          - Consumo adequado dos alimentos.
          Finalizando com um gostoso e saudável lanche comemorativo ao Dia das Mães.

Profª. Marsileny Ferreira de Queiroz Cantoia
Infantil 5B
mcantoia@csj.g12.br