Projeto

"Cada um tem o seu jeito... e o animais também"

Educação Infantil - Jardim B

Agosto-novembro/2006

          O ambiente sócio-moral cooperativo (levantamento de hipótese, pesquisa, experiência, diálogo, discussões morais) no qual as atividades do Projeto “Cada um tem o seu jeito” foram desenvolvidas , proporcionou   aos alunos uma reflexão a respeito da importância das diferenças em nossas vidas.

          O conteúdo escolhido para que pudessem refletir sobre essas diferenças foi a “Cadeia Alimentar”, porque não se trata apenas de aceitar as diferenças mas sim reconhecê-las como algo imprescindível.

          As atividades elaboradas a partir da  “Cadeia Alimentar” ilustraram que sem as diferenças não há relações entre os seres vivos.

          Sendo assim, os alunos tiveram oportunidade de iniciar a construção dos conceitos (diferença, identidade e respeito) que sustentam o tema da Campanha da Fraternidade – “Levanta-te e vem para o meio “.

          Foram muitos momentos de descobertas:

          Cadeia Alimentar

     

          Descobrimos  que os microorganismos estão por toda parte: no solo, no ar, na água, nas plantas e nos animais.

          Compreendemos ainda que alguns são importantes para a decomposição de organismos mortos, outros causam doenças como vírus e bactérias.

          Fungos e Bactérias

     

          Compostagem : transformação da matéria orgânica em energia.

     

          Há microorganismos que são usados para a fabricação de alimentos.

          Fabricação de Pizza

     

          Tivemos a possibilidade de observar e de pesquisar,além de reconhecer que fazemos parte integrante do ambiente . Somos co-participantes do processo de melhoria de qualidade e respeito à vida.

          Depende de nós!!!

Profª. Rita de Cássia Spera Dib
rdib@csj.g12.br