Atividades Complementares em Cena

2012

novembro/2012  

As Atividades Complementares do Colégio Agostiniano São José proporcionam várias oportunidades a fim de que os alunos vivenciem situações que contribuam para a sua formação integral. Durante todo o ano letivo, muitos cursos são oferecidos aos interessados em desenvolver suas potencialidades ou mesmo superar suas dificuldades em determinadas áreas específicas, como a robótica, o judô, a capoeira, o voleibol, o futsal, o xadrez, o basquetebol, o tênis de mesa, o futebol de campo, a catequese, a leitura e interpretação de texto, o balé e o jazz.

            No mês de novembro, os professores de todas as modalidades desenvolveram aulas que contaram com a participação efetiva dos pais ou responsáveis em suas práticas. Foi uma estratégia utilizada com o intuito de integrar as famílias à opção de atividade escolhida pelo filho e também foi um momento para os alunos demonstrarem seu desenvolvimento após muito trabalho e dedicação. Vários pais tiveram que suar a camisa nos jogos esportivos, quebrar a cabeça para resolver os desafios da robótica e do xadrez e, no judô e na capoeira, a participação superou as expectativas. Enfim, as vivências foram muito significativas para as famílias e alunos.

Como encerramento das Atividades Complementares em 2012, 64 catequizandos concluíram seu curso e receberam a 1ª Eucaristia em uma celebração especial, que aconteceu dia 23 de novembro, 19h30, na igreja Santa Rita de Cássia. Também tivemos uma belíssima apresentação de balé e jazz, dia 24 de novembro de 2012, às 20h, no palco do nosso Ginásio de Esportes, especialmente decorado com o tema “OS MELHORES DOS ANOS 60 E 70”. Nossas alunas emocionaram a todos com um maravilhoso espetáculo de dança.  

Agradecemos a todas as famílias que participaram de nossa proposta de atividade complementar extracurricular. 

Leia os depoimentos de alguns pais: 

·  Claudia, mãe da aluna do jazz Beatriz Fernandes Conter Pinheiro:

Acompanhei a apresentação das Atividades Complementares – “Os melhores dos anos 60 e 70” e sei que, enquanto mãe, sou suspeitíssima para opinar, mas não posso deixar de comentar o quão satisfeita fiquei! O entusiasmo com que as alunas se apresentaram reflete a segurança e a dedicação da professora Cristina. Parabéns a todos!

·  José Wagner, pai dos alunos da capoeira e robótica Daniel Michelini Machado e Davi Michelini Machado:

O quanto é espetacular testemunhar a vida dos nossos filhos!

Testemunhar, viver, conviver, não só como espectador, mas participando de modo efetivo. Em duas tardes participei da Capoeira e da Robótica e fiz com eles, Davi e Daniel, as atividades que realizaram ao longo do ano com muita dedicação. Isso me fez muito feliz e a eles também!

As atividades físicas e intelectuais, realizadas fora da sala de aula, são componentes fundamentais para a formação integral dos meus filhos. Outro fator importante é a dimensão religiosa, pois o Daniel concluiu a preparação para o Sacramento da Eucaristia.

Para concluir, me lembro do Evangelho de Lucas capítulo 2,52, que diz que "Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens", o que me faz refletir e certificar que o colégio tem essa preocupação na formação integral do ser humano.

Marcos Antônio Ferreira de Jesus
mjesus@csj.g12.br
Coordenador de Atividades Complementares