Dia das Mães é comemorado a sério:

mesa redonda discute a questão das drogas

maio/2015

 

Uma das questões que mais preocupam as mães e pais - o contato dos filhos com drogas lícitas e ilícitas – foi o tema da mesa redonda realizada no último dia 7 de maio, no Salão Nobre do Colégio Agostiniano São José, como atividade anual alusiva ao Dia das Mães.

Para cerca de 200 pessoas, o psiquiatra Cassiano Lara de Souza Coelho e o psicólogo Raul Aragão Martins, sob a mediação do psiquiatra Lazslo Antonio Ávila, expuseram os riscos e as possibilidades de prevenção frente à polêmica questão. O tema da mesa foi “Uso de álcool e outras drogas entre adolescentes: o que sabemos e o que podemos fazer para a formação dos nossos filhos (desde a infância)”.

O evento começou às 19h30, com breve palestra do professor da UNESP (que atua nas áreas de desenvolvimento sócio-moral, uso de drogas por adolescentes e vulnerabilidade social), livre-docente Raul Aragão Martins. Entre outros temas, ele discorreu sobre aumento do uso de bebidas alcóolicas por parte de adolescentes. Em seguida, o especialista em dependências químicas pela UNIFESP, psicoterapeuta psicanalítico Cassiano Lara de Souza Coelho, apontou as transformações que ocorrem na adolescência, os tratamentos existentes para os casos de dependência e as precauções que as famílias podem adotar de maneira a prevenirem o uso de drogas, criando um “ambiente de prevenção”. Por último, o psicólogo, psicanalista e livre-docente do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Lazslo Antonio Ávila, condensou os vínculos entre as duas primeiras palestras, apontando aspectos importantes revelados por ambas, e reforçando os conceitos de prevenção e acompanhamento.

A mesa redonda terminou às 21h30, e contou também com a presença de diretores e coordenadores do Colégio Agostiniano São José.

 

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br
Coordenador de Comunicação