2º Campeonato de Cubo Mágico – Colégio Agostiniano São José

 

novembro/2015

 

O cubo mágico foi criado em 1974, pelo arquiteto Ernö Rubik. Na época, era professor de Desenho de Interiores de uma universidade em Budapeste (Hungria) e precisava de um objeto que representasse perfeitamente uma forma geométrica tridimensional. Ele, então, inventou o cubo mágico, também conhecido como Cubo de Rubik.

É um dos brinquedos mais vendidos no mundo e sua solução é algo curioso para muitas pessoas. Estima-se que existam cerca de 43 bilhões de combinações, sendo que 100 milhões, afirmam pesquisadores, podem ser resolvidas com 20 movimentos.

Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade através do planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente; é uma das aplicações práticas da Matemática.

No dia seis de novembro, alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio participaram do 2º Campeonato de Cubo Mágico do Colégio São José, organizado e preparado pelas professoras de Matemática Marcela Magri e Cláudia Del Rio.

Entendemos que incentivar o domínio das técnicas do Cubo Mágico desenvolve a concentração, o raciocínio lógico e a visão espacial, habilidades importantes e necessárias para o estímulo das atividades mentais.

 

Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br
Coordenadora Pedagógica
6º ao 9º ano Ensino Fundamental

 

  
      
Vídeos