PÁSCOA

 

março/2013

 

 

CARTA À COMUNIDADE

 

Evangelizar é anunciar e mostrar Jesus. Escrevo esta carta quando já estamos mergulhados nas lembranças das celebrações referentes aos mistérios da fé cristã, nos dias de recordar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, cerne que nos apresenta Jesus: sua pessoa, sua vida, seu corpo, seu perdão e sua ressurreição. Não uma ideia, nem sequer uma doutrina, mas, a pessoa de Jesus.

Deus podia nos redimir de mil modos diferentes. Escolheu ou aceitou o caminho do sofrimento. “Perder, quebrar, dar a vida na cruz” porque esta é a manifestação mais radical do seu amor: "ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelos amigos". Na Última Ceia deixou isso explícito: "antes de sofrer por vocês". Em Getsemani, Ele se preparou rezando estremecido quando disse "SIM" a Deus. Na Cruz disse “SIM” definitivamente entregando com liberdade sua vida.

Eis aqui o itinerário por Ele percorrido: o cenáculo da Eucaristia, o Horto de Getsemani, os palácios de Caifás e Herodes, o pretório de Pilatos, o Calvário da morte, o túmulo do silêncio e a glória da Ressurreição.

Penso em todos os que formamos o colégio e vejo que Ele nos carrega com toda a humanidade para que façamos esse itinerário existencial e de fé. Em cada um desses locais, Jesus nos carrega junto, carrega nossa solidão que é a Dele, Ele carrega nossos medos, dúvidas, desconfianças, traições... para perdoá-las e transformá-las em vida plena.

            Recordamos com esperança que Jesus sairá do túmulo, vivo e ressuscitado, convidando-nos a deixar também as nossas mortalhas dos medos e falhas, dando-nos com a sua ressurreição a prova mais clara de que nos perdoa e nos salva da morte eterna. Difícil para nós? Também era algo totalmente inesperado para os discípulos que, diante de tal situação, necessitaram de "certo tempo" para compreender. Creio que o caminho pelo qual se chega a ser crente se desenvolve de modo análogo ao ocorrido nesse itinerário com Jesus e os apóstolos, já que ninguém havia pensado em um Messias crucificado. Agora, o "fato" estava ali, e esse fato requereria ler a revelação de um tempo novo, um modo novo. Viver a experiência da fé com Jesus ressucitado!

 

Jesus, cremos que a tua ressurreição é a garantia da nossa, porque tu disseste que eras a Ressurreição e a Vida e quem crê em Ti, ainda que morra viverá e tu o ressuscitarás no último dia.

  

Em nome do Colégio, desejo a todos uma feliz Páscoa de Ressurreição!

 

                                                                                                       Pe. José Luis Arias, OSA