Curso de Espanhol

Madrid (España)

DIÁRIO DA VIAGEM

julho/2012 

Crônica do 16º dia

Bom dia! Hoje só teve a primeira aula. Nossa visita ao Museo del Prado estava agendada para as 11 horas. Meia hora antes já estávamos numa das portas, esperando pelo nosso guia, o Pe. Daniel Abad, agostiniano e professor de Arte do Colégio, que, gentilmente, nos explicou a origem do Museu e nos conduziu pelos principais períodos da história da pintura, desde o românico ao barroco. Com muita didática, preparou uma pequena apostila para os estudantes e escolheu apenas um quadro de cada período para explicar-nos a evolução das técnicas, dos materiais e dos temas da pintura dos séculos XII a XVII. Sua explicação de Las Meninas de Velazquez, que Daniel considera a opera prima do museu, foi uma aula completa de história da Espanha e das técnicas de pintura utilizadas. O pessoal se comportou muito bem, merecendo elogios do nosso guia, pela atenção às explicações e pelos questionamentos feitos.

Após despedir-nos do Pe. Daniel, fomos a pé, passando pelas fuentes de Neptuno e de Cibeles, o edifício de Correos e a Puerta de Alcalá,  ao Parque del Buen Retiro, onde as aulas que não tivemos no período da manhã se transformaram numa “gincana” em grupos, que levava aos alunos a conhecerem os “cantinhos” (Estanque, Palacio de Cristal, …) deste belo espaço de retiro e lazer encravado no centro da cidade de Madrid.

Às 17 horas um grupo se dirigiu ao ônibus para voltar a Los Negrales com parada em Media Market de Collado Villalba para comprar eletrônicos e produtos de informática. Outros, acompanhados por David e por mim, fomos ao Museo Reina Sofia. Ali pudemos apreciar o mundialmente famoso Guernica, de Picasso e muitas outras pinturas dele, de Joan Mirò e de outros pintores contemporâneos. Dali, fomos até a estação de Atocha para pegar o trem para Los Negrales. Antes de embarcar foi necessária uma reposição das colorias perdidas. Uma hora após, chegávamos a nosso destino, cansados - Maira disse que andou nesse dia mais do que num ano inteiro! - porém felizes por poder contar ao Professor Roberto que tínhamos admirado de perto o Guernica.

À meia-noite fomos ver os fogos artificiais que marcam o encerramento da Festa da Padroeira de Los Negrales, Nossa Senhora do Carmo (16 de julho). Algumas meninas pensavam que as levaríamos para a balada... mas tem aula no dia seguinte!!!

Jesus

 

Clique nas imagens para ampliá-las.
(Para se locomover pelo álbum: Retornar e Avançar; para voltar a essa página: Inicial)


Museo del Prado
Entrada

Museo del Prado
Interior

Museo del Prado com Pe. Daniel

Museo Reina Sofia

Parque del Retiro

Matando a fome no Burger King da estação de Atocha