XII Congresso Agostiniano da FABRA

janeiro/2012

Congresso sobre espiritualidade reúne
Agostinianos, em Bragança Paulista 

Com a participação de 18 das vinte congregações agostinianos do Brasil, foi realizado no período de 16 a 20 de janeiro de 2012, na cidade de Bragança Paulista, o XII Congresso Agostiniano da FABRA – Federação Agostiniana Brasileira, cujo tema se pautou na “Espiritualidade Agostiniana”.

Cerca de 250 congressistas participaram da missa de abertura, celebrada pelo bispo da Diocese de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, que abriu o encontro, com citações de Santo Agostinho, nas quais ressaltou a importância de se discutir a espiritualidade no mundo contemporâneo.

A série de palestras teve início no dia 17, com o professor de filosofia, teologia e pesquisador da USP, Joel Gracioso discorrendo sobre a Interioriade agostiniana. Na tarde do mesmo dia, a professora Brenda Carranza, pesquisadora da Unicamp e professora da PUC-SP, proferiu palestra com o tema “Estilos, paradigmas, dilemas, sonhos e anseios das novas gerações”.

O congresso prosseguiu com palestra do bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo e bispo responsável pela Juventude e Pastoral Vocacional da C.N.B.B., dom Eduardo Pinheiro da Silva.

“A comunidade agostiniana” foi o tema da palestra seguinte, da Irmã Eva (Evanilda de Jesus C. da Costa). Além das palestras, foram realizadas dez oficinas e mini-cursos, voltados às diversas áreas de manifestação e divulgação da espiritualidade agostiniana. 
 
 

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing
  

 

A missa de abertura do Congresso...
  
...com a celebração do Bispo de Bragança, Dom Sérgio, Provinciais e Padres Agostinianos.
    
Palestra de Joel Gracioso
  
Equipe do Colégio e da Paróquia Santa Rita acompanha o Padre Agustín (segundo da esquerda para a direita).
  
Padre Pelaio, ex-diretor do Colégio, e Padre Pedro, da Paróquia Santa Rita.
Panorâmica dos participantes do Congresso