27ª Semana Cultural Agostiniana                             

Exposições de trabalhos de Arte

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

 

Profª. Ana Maria Barreto Cammarosano

 

IMPRESSIONISMO

 

A ARTE QUE BUSCA A IMPRESSÃO E AS SENSAÇÕES VISUAIS IMEDIATAS ATRAVÉS DA COR E DA LUZ.

 

Alunos do 8º ano A experimentaram o caminho da arte que os artistas do fim do século XIX percorreram para se libertarem das regras que predominavam em toda a arte, como: o realismo, o naturalismo e o imitativo. Conheceram obras dos grandes artistas que marcaram essa época pela irreverência, como: Renoir, Manet, Degas, Pissarro e Sisley. Mas foi sobre as obras iluminadas do artista Monet que os alunos lançaram olhar detalhado, para entenderem o espírito artístico dos impressionistas e sua técnica de pinceladas rápidas e policromáticas.

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

O UNIVERSO DAS MÁSCARAS

 

Propiciar conhecimento histórico, social e artístico das muitas civilizações, bem como estimular os sentidos e desenvolver habilidades com a confecção de máscaras, foi a proposta desse trabalho com os alunos dos 7ºs anos durante o estudo da arte grega. 

 

A HISTÓRIA DAS MÁSCARAS ESTÁ LIGADA À PRÓPRIA HISTÓRIA DO HOMEM.

    

A história da máscara acompanha a trajetória da humanidade. Não se conhece nenhuma civilização que não tivesse algum tipo de máscara. 

Ela está presente nas cerimônias, nos rituais religiosos, no teatro, nas festas folclóricas, no carnaval, nas fantasias das crianças, no circo, etc.

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)

 

 

 

Prof. Roberto Ferrari

 

Os alunos dos 8º e 9º anos, durante o semestre, realizaram com o Professor Roberto estudo sobre pintores famosos e o resultado pôde ser visto na exposição durante a Semana Cultural.

8º ano: Claude Monet (Impressionismo) e Vincent Van Gogh (Pós-Impressionismo)

9º ano: Frida Kahlo e Pablo Picasso (Surrealismo)

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)