Dias dos Pais - 2005

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 

Textos pronunciados pela Orientadora Educacional Márcia

“Toda forma de convivência entre humanos, seja de gêneros diferentes, seja do mesmo gênero, por mais distintas que sejam suas modalidades históricas, vive não de técnicas e arranjos, mas da vontade de encontrar e viver o amor, sonha poder realizar-se e ser minimamente feliz. O núcleo da relação é o afeto, o cuidado de um para com o outro e a vontade de estarem juntos.” (BOFF, L. São José - A Personificação do Pai - Versus - 2005)

“Ser pai constitui um fenômeno complexo, porque vai da geração biológica, passa pela sustentação física, pelo acompanhamento humano, psicológico e moral no processo de individuação, até a inter-relação de mútuo reconhecimento”. (BOFF, L. São José - A Personificação do Pai - Versus - 2005)

“Ao assumir Maria como mulher, ao aceitar, não sem relutâncias, sua gravidez, ao levá-la para casa e ao acolher o filho que nasceu, São José realizou todas as funções de marido e de pai, num sentido forte e verdadeiro. Não obstante tudo isso, importa reconhecer que não é pai num sentido estritamente genético-biológico, é pai verdadeiro porque a MISSÃO e as funções paternas FORAM PLENAMENTE ASSUMIDAS nas várias etapas da constituição, crescimento e amadurecimento da vida do filho”. (BOFF, L. São José - A Personificação do Pai - Versus - 2005)

O pai é valioso! É esteio, fornece e sustenta elementos de fortaleza na vida dos filhos a par da sua opção, do seu compromisso, do seu amor... poderá suportar sobre seus ombros pesados fardos. Se tudo puder correr bem nas paredes de um lar, o filho é o primeiro a mostrar seu apreço por encontrar a vida mais fácil de conduzir, suponho ser isso o que um filho entende por segurança!

Um homem encara a maternidade... que lhe competirá fazer? Para que o bebê se converta num adulto saudável, independente, depende totalmente de que lhe seja dado um bom princípio, o qual está assegurado na natureza pela existência de um vínculo entre o pai e o seu filho: amor é o nome desse vínculo.

O pai também é valioso para o filho através da reciprocidade com a mãe ou com quem dele cuida. Grande parte da organização rotineira do filho e do próprio lar é feita geralmente pela mãe, porém, o pai, nesta ausência concreta, faz-se presente porque a ajuda com um leque de possibilidades que garantem as estruturas necessárias para o desenvolvimento mútuo.

Nosso esforço de reflexão nesta homenagem aos pais consiste em oferecer um pouco de quem somos, do como somos no cotidiano da escola junto com os alunos, seus filhos, fazendo, por exemplo, que a sua ausência na rotina escolar, faça-se presente através das linhas da educação agostiniana: crítica, participativa, humana e humanizadora, nossa grande razão de existir!