ISO 9001

novembro/2013 

Colégio Agostiniano São José recebe a certificação da ISO 9001

 

No dia 7 de novembro de 2013, o Colégio Agostiniano São José foi oficialmente certificado pela ISO 9001, como prestador de serviços de qualidade na educação para nível Infantil, Fundamental e Médio.

 

A origem

Nosso colégio, que já tem uma trajetória de compromisso com a educação no segmento educacional de São José do Rio Preto e região, tem agora seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pelo Bureau Veritas, em conformidade com a norma NBR ISO 9001:2008. O colégio, durante os dois últimos anos, trabalhou para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, e foi certificado no dia 7 de novembro de 2013. Existe um organismo internacional que regula os padrões técnicos da qualidade.  A ABNT NBR é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de uma organização. A empresa Buerau Veritas é uma das certificadoras de abrangência internacional.

 

Como a "qualidade" funciona na prática?

Quem não quer qualidade no que faz ou no que precisa? Quando o colégio recebeu os resultados das pesquisas de satisfação dos últimos anos,  constatou que 87% das famílias apontam que foi a qualidade da educação o motivo que as levou a escolher o colégio para matricular seus filhos.

A certificação é uma forma profissional de demonstrar, efetivamente, nossa capacidade fazer um ensino que atenda, de maneira precisa, as necessidades dos alunos, dos profissionais e das famílias, e que comprove o atendimento aos requisitos do Projeto Educativo, Regimento Interno e dos Procedimentos de Sistema de Gestão da Qualidade. O Processo de Certificação é a prova da aplicação eficaz do Sistema de Gestão da Qualidade, e torna evidente a busca pela melhoria contínua.

 

Qual é o padrão de qualidade no caso do nosso colégio?

O padrão é a coerência com nossa missão, nossa razão de existir e trabalhar. Quanto mais coerente com a missão, maior é a qualidade. A certificação demonstra a capacidade do Colégio de fazer o ensino com jeito próprio e coerente: o padrão "Agostiniano São José".

 

Qual é a missão que o Colégio deve cumprir?

Inspirado no carisma agostiniano, O Colégio Agostiniano São José (CASJ), tem como missão:

 “A educação integral e evangelizadora, do ensino infantil ao médio, caracterizada por uma pedagogia crítica, participativa, libertadora e com excelência acadêmica, para uma sociedade mais justa”.

 

Então, o que seria a qualidade no CASJ?

A coerência com nossa missão nos qualifica: ela é nossa qualidade.

 

Como tudo isso se aplica a você?

 

Aplica-se diretamente aos pais, aos alunos, corpo docente e colaboradores porque o sistema de gestão da ISO 9001 é feito para compreender e atender às suas necessidades e atestar que o colégio é conduzido e funciona de forma coerente no atendimento de tais necessidades em coerência com a sua missão.

Neste sentido, é importante que você comunique corretamente as suas necessidades educativas ou funcionais e participe (está disponível no site do Colégio o e-mail faleconosco@csj.g12.br, justamente para essas participações).

Isso quer dizer que, a partir do princípio de melhoria continua, se cria um movimento de planejar, realizar, avaliar e corrigir para melhorar: especialmente quando você consegue elaborar suas metas e melhorar continuamente.

 

 

Combina com a identidade do Colégio?

O Sistema da Gestão da Qualidade faz parte do compromisso com a melhoria contínua, bem em harmonia com o espírito agostiniano de ser melhor e buscar da verdade. Parafraseando o próprio Santo Agostinho: “se ainda podes ser melhor do que és, é sinal de que ainda não és tão bom como deverias ser” (De Ver. Rel. 41,78).